Setecidades Titulo RIBEIRÃO PIRES
Alunos usam criatividade e projetam futuro sem água em textos do Desafio

EE Mário Leandro foi uma das 11 escolas que participaram ontem

Yago Delbuoni
Especial para o Diário
28/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Alunos da EE Mário Heleno, no bairro Jardim Aliança, em Ribeirão Pires, participaram ontem do quarto dia de aplicação de provas do Desafio de Redação do Diário. Com o tema Torneira aberta é a gota d’água. Chega de Desperdício!, estudantes usaram a criatividade para pensar como seria o mundo sem água.

A aluna do 7º ano do Ensino Fundamental Catarina Lino Batista, 12 anos, fez a redação como sendo uma pessoa do futuro, para alertar sobre a falta de água. “Pessoas estão morrendo e mulheres perderam o cabelo por não poder lavá-los para economizar”, abordou.

Outro que usou uma linha do tempo para se destacar na redação foi João Gabriel Romão, 12. “Comecei dizendo, no passado, como gastávamos água. Falei também da situação atual e projetei o futuro como estará se não economizarmos.”

Para a professora de Língua Portuguesa Sueli Freitas, 48, o Desafio de Redação tem por objetivo tornar os alunos mais críticos. “Participar é importante para questionarem o significado e a importância do tema, que é um problema de proporções mundiais.”

O diretor da instituição de ensino, Maurício Zaneli, 48, falou dos ganhos que a discussão do tema entre os estudantes traz à sociedade. “A redação faz com que o aluno seja parte do meio, assim passa a ser um orientador e fiscalizador do uso da água na residência com seus parentes e amigos.”

O Desafio de Redação é realizado pelo Diário em parceria com a USCS e apoio da Ecovias e da Sabesp. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;