Política Titulo Cidade-chave
PSDB tenta atrair DEM em Sto.André

Dirigentes estaduais estudam candidatura única em cidades-chaves, incluindo o Grande ABC

Por Fabio Martins
27/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


Dentro da proposta de alinhar o grupo de aliados do governador Geraldo Alckmin (PSDB) em cidades consideradas chave do ponto de vista eleitoral, o tucanato estadual cogita aliança com o DEM desde o primeiro turno em Santo André, encabeçando a chapa. As articulações partidárias envolvendo eventuais acordos em todo o Estado, incluindo o eixo regional, já tiveram pontapé inicial por possível união ao pleito de 2016 na cidade. As conversas ainda são incipientes – movimentações tendem a se afunilar após o fim de setembro. O diretório do PSDB deve lançar o ex-vereador Paulinho Serra (PSD) na disputa ao Paço, enquanto os democratas estudam o advogado Fábio Picarelli.

Presidente da subsecção andreense da OAB, Picarelli ainda não se filiou ao DEM, embora tenha dado sinalizações por migrar à legenda em setembro, depois de deixar o comando da entidade. A entrada do advogado, a princípio, seria sob o contexto se de apresentar como alternativa no cenário em oposição ao PT, do prefeito Carlos Grana. Em contrapartida, a linha sugerida pela sigla é semelhante à arquitetada pelo bloco do chefe do Palácio dos Bandeirantes. Por conta deste plano, há projeções no sentido de agregar forças com as agremiações que compõem a sua base de apoio, visando dar maior robustez às candidaturas.

Comandante paulista do PSDB, Pedro Tobias admitiu interesse em tratar de composição em solo andreense. Segundo ele, por serem partidos aliados no âmbito estadual, existe vontade de caminhar juntos. “Vamos conversar com série de siglas, não só com o DEM, em busca de coligação ampla com legendas parceiras. Fazer essa costura é meu papel. Nós teremos candidatura própria em Santo André. Se eles puderem aderir lá ficarei feliz. Vou conversar amanhã (hoje) com o Rodrigo Garcia (presidente democrata no Estado) para discutir São Paulo inteiro. Iremos mapear aonde (cidades) eles podem nos apoiar e também o contrário.”

Tobias falou, no entanto, que as negociações acontecerão de forma respeitosa, tendo como alvo engrossar o projeto local, acrescentando que confia na breve filiação de Paulinho nos quadros do PSDB. “Conversa por acordo vai englobar cidade onde o partido está melhor (avaliado, com mais chances eleitorais)”, disse. “Em alguns municípios, nós acreditamos que é possível resolver (situação), e evitar briga (no páreo).”

Por outro lado, o coordenador regional do DEM, Marcos Medeiros, indicou que mandatário paulista da sigla deu aval para trabalhar o nome de Picarelli. “O Rodrigo Garcia tem colocado que o Picarelli é nosso candidato. Avaliamos que só aconteceria (aliança) se o governador viesse para cima, falar em plano de união e gostaria que o DEM brigasse pela vice. Isso porque à medida que se forma time é difícil quebrar projeto”, disse, ao ponderar, contudo, que vê Paulinho com “excelente candidato”.

Secretário estadual de Habitação, Garcia não foi localizado para comentar o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;