Setecidades Titulo
Grande ABC faz teste de diabetes neste sábado
Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
02/12/2005 | 08:11
Compartilhar notícia


A Adiabc (Associação de Diabetes do ABC) realiza neste sábado a 4ª Campanha de Detecção de Diabetes na região. O objetivo é conscientizar pessoas que têm a doença ou pré-diabéticos – que têm alteração de glicose no sangue. Como a doença pode não apresentar sintomas, o médico Márcio Krakauer, presidente da Adiabc, ressalta a importância do teste, que será gratuito e mede a quantidade de glicose no sangue ao retirar um pingo de sangue do dedo. “Em fase avançada, a diabetes pode levar a complicações crônicas nos olhos, rins ou nervos e dobra a probabilidade de a pessoa ter um enfarto, derrame ou ter de fazer amputações.”

Serão dez pontos de atendimento. A campanha conta com equipe de cem pessoas, entre os quais, médicos, voluntários da Adiabc e do Lions Clube do ABC, além de estudantes da Faculdade de Medicina do ABC e do colégio Etip. A estimativa da associação é realizar dez mil testes. Quem quiser contribuir com a Adiabc, tem até esta sexta-feira à noite para doar R$ 5 em qualquer uma das 15 lojas do Habib‘s ou em uma das 16 unidades da Coop na região. Em troca, o contribuinte recebe um Garfield de pelúcia e um vale bib‘sfiha de carne, que deverá ser trocado somente nesta sexta-feira.

Incidência – Cerca de 10% da população do Grande ABC tem a doença e 15% é pré-diabético. Krakauer diz também que a última pesquisa da Sociedade Brasileira de Diabetes cita entre 8% e 9% da população brasileira como diabética – cerca de 10 milhões de pessoas.

Sobre a doença

Diabetes
É uma doença do metabolismo da glicose, causada pela falta ou má absorção de insulina. Hormônio produzido pelo pâncreas, a insulina tem a função de quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, que será aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em substâncias como proteínas, músculos e gordura.

Diabetes tipo 1
Quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Ocorre mais na infância e adolescência e exige a aplicação de injeções diárias de insulina.

Sinais e Sintomas

l Muita sede

l Vontade de urinar diversas vezes

l Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual)

l Fome exagerada

l Visão embaçada

l Infecções repetidas na pele ou mucosas

l Machucados que demoram a cicatrizar

l Fadiga (cansaço inexplicável)

l Dores nas pernas por causa da má circulação

Diabetes Tipo 2
Quando as células são resistentes à ação da insulina. É cerca de oito a dez vezes mais comum que o tipo 1. Acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade e tem influência hereditária. Pode estar relacionada com obesidade e sedentarismo, motivo pelo qual exige do paciente dieta alimentar e exercício físico. Em alguns casos pede também medicamentos orais ou a combinação destes com a insulina.

Principais Sintomas:

l Infecções freqüentes

l Alteração visual (visão embaçada)

l Dificuldade na cicatrização de feridas

l Formigamento nos pés

l Furunculose

l Aumento da sede

l Aumento do nº de micções (principalmente à noite)

l Dores em membros inferiores

Alguns casos do diabetes não apresentam sintomas, principalmente no tipo 2, quando a pessoa pode passar meses ou até anos para descobrir a doença. Os sintomas podem ser vagos, como formigamento nas mãos e pés. Por conta disso, é importante pesquisar diabetes em todas as pessoas com mais de 40 anos de idade.

Diabetes gestacional
Quando a alteração das taxas de açúcar no sangue aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez. Pode persistir ou desaparecer depois do parto.

Pré-diabetes
Pessoas que possuem risco potencial de desenvolver o diabetes. Estado intermediário entre a normalidade e o diabetes do tipo 2 no adulto. Nem todos os pré-diabéticos podem se tornar diabéticos, no entanto, são considerados em estado de risco para essa progressão.

Fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes

l Estar acima de 45 anos

l Excesso de peso

l Sedentarismo

l Hipertensão arterial

l Alterações nas taxas de colesterol e triglicérides sangüíneos

l História familiar de diabetes

Isso serve para ambos os sexos. Mulheres que geraram filhos com mais de 4 kg ou que sejam portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos também tem risco aumentado.

Existem muitas evidências de que o diabetes tipo 2 pode ser prevenido ou ter seu início retardado. Os indivíduos com pré-diabetes podem ser facilmente identificados. Alterações no estilo de vida, especialmente redução moderada do peso e aumento da atividade física são indicadas, além de promoverem efeito positivo adicional na saúde como um todo.

4ª Campanha de Detecção de Diabetes do Grande ABC

Quando: 3 de dezembro, das 11h às 18h

Locais onde podem ser feitos o teste de diabetes:

Santo André

Unidades dos Habib‘s

- Rua Coronel Oliveira Lima, 170/174, Centro

- Praça Ademar de Barros, 16, Ipiranguinha

Outros

- Cooperativa Industrial, 2001, Centro

- Avenida Dom Pedro II, Parque Celso Daniel, Jardim

São Bernardo

Unidades do Habib‘s

- Praça Samuel Sabatini, 200, Centro (shopping Metrópole)

- Avenida Marechal Deodoro, 754, Centro

- Avenida Padre Anchieta, 21

- Rua Afonsina, 237, Rudge Ramos

São Caetano

Unidade dos Habib‘s

- Avenida Goiás, 1.150, Centro

Mauá

Unidade dos Habib‘s

- Avenida Governador Mário COvas, 1, loja F-125, Centro (shopping Mauá)

Equipe volante passará pelas lojas da Coop de Ribeirão Pires e Diadema, e nas unidades dos bairros Parque das Nações, em Santo André, e Joaquim Nabuco, em São Bernardo.

Informações: tel. 4992-5303/ www.adiabac.org.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;