Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Setecidades
>
Educação
São Bernardo reúne 500 educadores de todo País

Semana de Educação deve receber 20 mil pessoas até amanhã; objetivo é compartilhar práticas pedagógicas

Por Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
20/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Gabriel Inamine/PMSBC/Divulgação


Com o objetivo de compartilhar conhecimentos focados em práticas pedagógicas e promover a formação contínua de todos os colaboradores da rede municipal de ensino, a Semana de Educação, realizada pela Prefeitura de São Bernardo, pretende receber 20 mil pessoas até amanhã, entre elas, 500 educadores de diversos Estados, como Paraná, Tocantins e Mato Grosso.

O evento é composto por palestras, workshops, apresentações de trabalhos e outras atividades promovidas de educadores para educadores. Além disso, a 2ª CBAC (Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa), fruto de parceria entre o MIT Media Lab (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a Fundação Lemann e a RBAC (Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa), faz parte da agenda.

“É um prazer receber esta conferência, que veio para abrilhantar a Semana de Educação e levantar métodos de aprendizagem por meio do lúdico e da criatividade”, afirma Sílvia Donnini, secretária de Educação da cidade. “Vamos discutir e disseminar quais ações contribuem para os alunos aprenderem mais, lerem melhor e desenvolverem raciocínio lógico”, exemplifica.

Nada menos do que 154 projetos desenvolvidos pelos professores da rede municipal são exemplos de conteúdos apresentados na ação, como o uso da robótica em sala de aula, abordagem do sistema solar com base em trabalho participante da Olimpíada de Astronomia e como conectar matemática, artes e redação para aprendizagem multidisciplinar.

Lucas Rocha, líder de Iniciativas de Inovação da Fundação Lemann, destaca que esta edição ficará marcada, dado que está realizando o sonho de que toda criança tenha acesso à educação de qualidade. “Temos a convicção de que isso passa por uma educação mais mão na massa, mais criativa, na qual o aluno seja o protagonista de seu aprendizado”, comenta.

“Estamos capacitando professores para preparar as crianças para serem cidadãs do mundo, partindo do conhecimento local para o planetário”, observa Sílvia. “Queremos transformar a sala de aula para, cada vez mais, despertar o interesse dos pequenos na escola”, completa. Uma das ações com este propósito é o painel para gestores que será realizado hoje, às 14h, cujo objetivo é esclarecer como implementar políticas públicas que promovam a aprendizagem criativa. 

O tema da CBAC deste ano é Prazer Em Aprender, Prazer Em Ensinar e conta com 390 trabalhos desenvolvidos por instituições de ensino de todo Brasil, inclusive pela rede municipal de São Bernardo. A ação promove painéis com convidados internacionais, como Ollie Bray, diretor global da Connecting Play and Education, da Lego Foundation. 

Ainda que seja focado em profissionais da educação, o evento, sediado no Teatro Cenforpe, é aberto ao público e a entrada é gratuita. Amanhã, a partir das 9h, o Brincando de Astronomia foca nas crianças com a realização de atividades ‘mão na massa’, como a construção de foguetes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.