Economia Titulo Máquinas
Fazenda prorroga programa para estimular empresas
Cibele Gandolpho
Com AE
30/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou ontem a prorrogação do prazo para contratação do PSI (Programa de Sustentação do Investimento) de 31 de junho para o fim de dezembro. O ministro informou ainda que os recursos disponíveis para esses financiamentos são de R$ 80 bilhões.

Apesar de estender o prazo, o governo optou, segundo Mantega, por elevar as taxas de juros para esses empréstimos a partir de 1º de julho. As linhas com taxas de 4,5% ao ano passarão para de 5,5%. Já as que cobram hoje 7,5% de juros passarão para 8,5% ao ano. "Levando-se em conta inflação de 4,5% ao ano, essa é uma taxa de juro zero", avaliou Mantega, falando durante o lançamento da segunda fase do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A renovação atende a um importante pleito da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de. Máquinas e Equipamentos), como fator fundamental para manter a retomada do nível de atividades da indústria de máquinas e equipamentos. "Sabemos que ainda há muito a ser feito e continuaremos lutando e implementando outras ações no sentido de resgatar a competitividade da indústria nacional de máquinas e temos a certeza de que a renovação do PSI é uma importante conquista neste sentido", disse Luiz Aubert Neto, presidente da Abimaq.

No caso das linhas Pró-Caminhoneiro e Inovação, a taxa de juros será mantida em 4,5% ao ano ao longo do ano. "Com essas mudanças na taxa, compensa se apressar para fazer o financiamento antes", sugeriu o ministro. A prorrogação do prazo do PSI para fim de dezembro, de acordo com Mantega, dará mais impulso ao crescimento do País e colaborará para o aumento da formação bruta de capital fixo.

Ele anunciou também que a estimativa preliminar do governo é de que as desonerações líquidas em 2010 somem R$ 18,377 bilhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;