Economia Titulo Microempresas
Sebrae fará Semana do Empreendedor Individual

Entidade terá série de palestras e oficinas para tirar dúvidas sobre direitos e deveres desse público

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
29/06/2013 | 07:05
Compartilhar notícia


O Sebrae terá, de 1ª a 5 de julho, programa gratuito de palestras e oficinas direcionadas ao MEI (Microempreendedor Individual). Será uma semana dedicada a orientar esse público (por exemplo, cabeleireiras, costureira, vendedor ambulante, boleira etc) em relação a seus direitos, deveres e obrigações.

A analista do escritório regional da entidade Dulcimara Nunes cita que muitos empreendedores ainda têm dúvidas em relação à Lei Complementar 128/2008, do MEI, como, por exemplo, se há obrigatoriedade ou não de o empreendedor emitir nota fiscal, qual a diferença entre o relatório anual e o mensal de receitas, como fazer alterações contratuais para inclusão de atividades e que vantagens a formalização traz para o empreendimento.

Haverá palestras para tirar essas dúvidas, no dia 2, na ACE (Associação Comercial e Empresarial) Diadema; dia 3, em Rio Grande da Serra (na Prefeitura) e em São Caetano, no Atende Fácil; e no dia 4, em São Bernardo, na Sala do Empreendedor, no Paço Municipal; e no dia 5 na Aciarp (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires).

Faz parte ainda da programação duas oficinas em Santo André (na sede da entidade na região), uma delas intitulada ‘Sei Planejar’, dia 2, às 9h, vai explicar como organizar os negócios para se adaptar às necessidades do mercado. Outra, ‘Sei Controlar meu Dinheiro’, no dia 4, às 14h, vai orientar sobre entrada e saída de dinheiro, fluxo de caixa etc. Mais informações e inscrições pelo 0800 570 0800.

TAXISTA

Será lançado na terça-feira, dia 2, em Mauá, o programa Taxista Empreendedor, realizado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura. Destinado a aprimorar os conhecimentos do motorista profissional em relação a planejamento, gestão, controle financeiro e atendimento ao cliente, a iniciativa oferece (gratuitamente) kit multimídia, composto por manual impresso, cinco CDs e quatro DVDs.

A atividade já passou por Santo André e por Rio Grande da Serra e que, na sexta-feira, chegou a São Caetano, é uma oportunidade desse público se reciclar, afirma o analista de projetos do Sebrae-SP Marcelo Alciati. Ele acrescenta que, com os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo, em 2014, deverá crescer a demanda por táxis.

Até agora, cerca de 100 profissionais já fizeram o programa, do total de 1.400 na região. A expectativa de Alciati é que pelo menos 200 participem. A iniciativa é bem recebida. “Eu acho bom. Tem gente que não faz a conta, de quanto fatura e de quanto roda”, afirma o presidente do Sindicato dos Taxistas do Grande ABC, Odemar Ferreira.

Os que completarem o curso recebem certificado de conclusão e o selo de Taxista Empreendedor para afixar no veículo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;