Palavra do Leitor Titulo
Artigo

O crescimento da criminalidade é motivo de alerta para os moradores do Grande ABC...

Por Dgabc
16/03/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Tudo está errado!

O crescimento da criminalidade é motivo de alerta para os moradores do Grande ABC. As famílias não se sentem seguras e clamam por segurança. Desesperada, a população nos procura na tentativa de soluções paliativas, sem perceber que este tema não compete ao município.

Conforme noticiou este Diário (Setecidades, dia 26 de fevereiro), dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) revelam que o número de casos de furto cresceu 40,1% no ano passado, em relação a 2011. Nas sete cidades, as delegacias registraram, em média, 71 casos diários em 2012, e 51 em 2011. São números espantosos.

Residências de bairros de classe média, centros comerciais e áreas próximas ao tráfico, bem como saídas de agências bancárias, supermercados e shoppings são considerados as áreas mais vulneráveis para a ocorrência de furtos.

Em contraponto, dados da Receita Federal apontam que a arrecadação de impostos e contribuições federais bateu recorde, com alta real de 6,59% (corrigido pela inflação) em janeiro, na comparação com o mesmo período de 2012, alcançando a marca, em termos nominais, de R$ 116,066 bilhões, o que provoca o questionamento: Onde está o dinheiro público?

Apesar da altíssima carga tributária do nosso País, neste momento, não reclamo disso, mas sim da péssima relação custo-benefício, ou seja, do retorno insatisfatório dos valores arrecadados por meio dos impostos em benefícios à população, que tem o direito de receber melhores serviços públicos em Saúde, Educação e Segurança.

Uma boa parte desses serviços hoje é oferecida pelas empresas que, através dos seus trabalhadores, conquistaram esses benefícios, que teoricamente são obrigação do Estado. Precisamos urgentemente repensar esse modelo, ou o Brasil amadurece e se prepara para concorrer com outros países competitivos, como China, Índia, Rússia, Coreia e muitos outros, ou perderemos tempo discutindo temas insignificantes que não nos levam a nada.

Em tempo, hoje, empresários e trabalhadores formam um único time, caso contrário, estaremos fadados a ser sempre o País do futuro e nunca do presente. Mãos à obra!/CW

Mauro Miaguti é vereador, vice-diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), regional São Bernardo, e professor universitário.

Palavra do leitor

Socorro!

Tenho um vizinho que está destruindo minha casa aos poucos devido a vazamento de água na casa dele, o qual se recusa arrumar. Já liguei para polícia, Defesa Civil, Sama e nenhum órgão me ajuda. Preciso de ajuda, pois a indignação com os serviços públicos, que não me escutam, é enorme, e qualquer dia minha casa cai e ninguém vai se responsabilizar. Gritos por socorro saem de dentro de mim, mas ninguém escuta! O vizinho simplesmente fala que é da conta dele. O que faço? Ajudem-me!
Sabrina Bandeira
Mauá

Resposta
Em resposta à carta do leitor William Borges (Criadouro, dia 11), a Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Parques e Áreas Verdes, esclarece que, por conta da instabilidade climática e do período de chuvas, o serviço, que estava previamente programado, sofreu atrasos. Prioridade na administração, limpeza e manutenção em Santo André vêm sendo intensificadas. Desde a primeira quinzena de janeiro, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos reforçou as equipes de capina e roçagem de parques e áreas verdes para liquidar 2 milhões de metros quadrados nas regiões carentes de intervenções. Já foram executados mais de 1,5 milhão de metros quadrados.
Prefeitura de Santo André

Mais chefe!
O prefeito de Diadema, Lauro Michels, em sua campanha disse que cortaria 30% dos cargos comissionados se vencesse a eleição, mas está indo ao contrário. O mais recente foi a nomeação de chefe de serviço na divisão de serviço funerário. Esse setor já não tem um chefe? Ele deveria acabar com esses cargos comissionados, que são para os puxa-sacos. Mas têm os acordos com os partidos e os interesses estão em jogo. Que pena, prefeito!
Paulo Cesar de Resende
São Bernardo

Ainda sem luz!
Quando havia falta de luz nas ruas de Santo André e a manutenção era feita pela AES Eletropaulo, o defeito era sanado com rapidez, no máximo em três dias, sem que fosse preciso ligar no 0800 da Prefeitura, agora responsável pelo serviço. Parece, todavia, que esse trabalho não está sendo feito com presteza, pois desde janeiro tenho ligado quase diariamente para o telefone, sem que a luz volte. Só recebo número de protocolo! Será que falta verba para compra do material? A Prefeitura deveria se preocupar mais com isso, pois a escuridão pode provocar todo tipo de violência. Na Rua João Fernandes, no Jardim Santo André, os moradores estão com medo devido à escuridão. Solicito à administração que tome providências e resolva o problema.
José Frare Netto
Santo André

Francisco - 1

Será que vai ser desmentido o veneno destilado por Verbistky, assessor da presidente da Argentina, Cristina Kirschner, e ex-terrorista montonero (será que terrorista deixa de sê-lo um dia?) contra o papa Francisco? Afinal, suas palavras, amplamente divulgadas, foram desmentidas por nada menos que Perez Esquivel, prêmio Nobel da Paz.
Mara Montezuma Assaf
Capital

Francisco - 2

Não habemos papam! Num dado momento, a eleição do papa mobilizou e chegou mesmo a paralisar o mundo inteiro. No fim, para nós, brasileiros, decepcionante resultado. Quer dizer, houve muita fumaça por nada. Com todo respeito!
José Marques
Capital

IDH do PT
O Índice de Desenvolvimento Humano de 2012, informado pela ONU, mantém o Brasil na vergonhosa 85ª posição entre os 187 países. Como era de se esperar, o PT, através de Aloizio Mercadante, contestou veementemente os dados. É lastimável ter que assistir a todo momento o governo do PT negar o óbvio. Precisamos urgentemente fazer valer a verdade e a integridade, para voltar a nos orgulhar de ser brasileiros.
José Carlos Costa
Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;