Política Titulo Aposta
USCS estuda gerenciar Hospital São Caetano

Prefeito antecipa que instituição de ensino vai propor à Justiça assumir comando do equipamento

Fábio Martins
do dgabc.com.br
16/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A USCS (Universidade Municipal de São Caetano) vai propor nos próximos dias gerenciar o Hospital São Caetano. A informação foi antecipada ao Diário pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). O tucano pontuou que a instituição vai apresentar à Justiça protocolo de intenções para assumir o equipamento.

Com a oferta, o Poder Judiciário precisará avalizar a solicitação da USCS porque o Hospital São Caetano coleciona pendências em decorrência de ações trabalhistas e até de dívidas com a Receita Federal. A antiga instituição que gerenciava a unidade acumulou passivos que ultrapassam R$ 24 milhões. “O Hospital São Caetano tem histórico muito intenso e longo com a cidade. Vem claudicando, chegou a fechar. Em 2011 (penúltimo ano de sua segunda gestão), nós reabrimos, locamos da sociedade beneficente, mantenedora. O último valor (do débito) era de R$ 24 milhões, precisa de correção, e que é passível de negociações, porque é acordo entre entes públicos. O hospital é encarado como ente público, não visa lucro. A universidade pode se habilitar a isso. Para a USCS casa muito bem.”

Essa aposta do Palácio da Cerâmica ocorre quase que paralelamente à reabertura do Hospital de Emergências Albert Sabin e a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas, no bairro Santa Paula – a cerimônia ocorre hoje. O Hospital São Caetano recebeu a demanda de emergência no período de reforma do Albert Sabin. O primeiro atenderá exclusivamente a moradores de São Caetano, por meio de um cartão emitido apenas a munícipes – atualmente é denominado de Cid Card, mas será rebatizado de Cartão São Caetano, interligado a questões sociais. Já a UPA funcionará com portas abertas tanto a moradores da cidade quanto a de outros municípios. “Sou fã e trabalhei na implantação do SUS (Sistema Único de Saúde) em São Caetano, eu era secretário à época (na gestão de Luiz Tortorello, morto em 2004). E jamais abriríamos mão dos princípios da universalidade, integralidade e equidade do sistema, a quem quer que seja, morador ou não. Porém, precisávamos de reorganização. Temos Hospital de Emergência, que funciona bem. Entregamos em 2008, voltei em 2017 e entendemos que necessitava de requalificação. Fizemos reforma grande. Ampliamos número de leitos (de 18 para 38). Todos os equipamentos são novos, serviços de laboratório, diagnóstico por imagem. Pode-se dizer que fizemos hospital novo”, alegou.

O tucano citou ainda que a ideia, se concretizada, é de transformar o Hospital São Caetano em unidade universitária. “A USCS pode não só se utilizar disso como expandir. Ela tem escola médica, precisa de espaço. É casamento perfeito, acertando no eixo jurídico, a USCS ganha patrimônio não só imobiliário, mas técnico-científico incalculável.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;