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Fabricante de itens de higiene aposta na classe C
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
04/09/2011 | 07:11
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Andréa Iseki/DGABC


A combinação das estratégias de ampliar o portfólio de produtos e expandir a presença no País para aproveitar a expansão de consumo da classe C tem dado resultados para o Laboratório Boniquet, que tem fábrica em São Bernardo. A empresa calcula que crescerá em vendas 35% neste ano frente a 2010, com o qual chegará a R$ 40,5 milhões de faturamento.

Fabricante de artigos de higiene pessoal com sede mundial na Espanha e que há oito anos desembarcou no Brasil, a companhia já é forte na área de cremes dentais para crianças, com 25% de participação nesse segmento no País, mas decidiu apostar também na diversificação no mercado.

Para isso, investiu US$ 1,3 milhão em maquinários e no desenvolvimento de embalagens, frascos e produtos, e reforçou o leque de itens, com o lançamento de linha de cosméticos para mulheres (hidratante e lenço demaquilante) e para bebês (gel para assadura, espuma para banho e outros).

O gerente comercial, Luis Fernando Mantovani, destaca que essa estratégia é focada em produtos inovadores, que aliam qualidade e preço competitivo. Uma das novidades é o primeiro gel incolor para assaduras do mercado. A embalagem de 35 gramas, tem valor sugerido ao varejo de R$ 8,19. Outro é um lenço demaquilante, da linha feminina, vendido de R$ 8,50 a R$ 9,49.

Em outra frente, a empresa procura ampliar sua atuação geográfica. Mantovani cita que foi contratado há um ano para a reestruturação da área comercial. O laboratório chega hoje a cerca de 20 mil pontos de venda e o maior crescimento da comercialização ocorre nas regiões Norte e Nordeste, que representam 30% a 40% das vendas, seguidas pelo Sudeste (40%) e o Sul (20%). O Centro-Oeste, por sua vez, é um novo foco de expansão da companhia.

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Laboratório aumenta quadro de funcionários neste ano

O Laboratório Boniquet tem estrutura enxuta, graças a processos produtivos bastante automatizados. Apesar disso, vem ampliando o número de funcionários. Passou de 35 empregados em 2010 para 70 neste ano. Em picos de produção, como no período de lançamentos, chegou a 120. Atualmente fabrica cerca de 5 milhões de unidades mensais de seus itens de higiene pessoal.

E a empresa atua não apenas com a fabricação de itens da marca Boniquet, mas trabalha também com a terceirização para o atendimento a redes de varejo e atacadistas. Um exemplo são os cremes dentais para a rede Dia %. Segundo o gerente comercial, Luis Fernando Mantovani, a terceirização faz parte do DNA da companhia, que atua há 30 anos na Europa dessa forma. Ele destaca que o segmento traz vantagens como otimização da produção, redução do custo fixo e intercâmbio de experiências com empresas que têm alto nível de exigências. “Essa é uma relação de ganha-ganha”, afirma.

BRASIL - Mantovani assinala ainda que o País é uma aposta do grupo espanhol, pela solidez da economia nacional e a maneira como o Brasil atravessou a crise global de crédito.




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