Economia Titulo
Nordeste economiza 24,5% no primeiro 'feriado' do apagão
Por Do Diário OnLine
23/10/2001 | 00:57
Compartilhar notícia


A região Nordeste do Brasil conseguiu economizar 24,5% de energia nesta segunda-feira, o primeiro dos três feriados programados pelo Plano B do racionamento para forçar a redução no consumo de eletricidade na região. Segundo o coordenador da Câmara de Gestão da Crise de Energia (GCE), ministro Pedro Parente, o resultado foi acima do esperado.

Na comparação com a primeira segunda-feira do mês, a economia foi superior ao dobro dos 10,8% conseguidos em 8 de outubro – Parente não o dia 15 como parâmetro por causa do Dia do Professor, data que fechou muitas escolas em todo o país. No domingo, dia 21, a economia de energia ficou em 22,7%.

Apenas dois dos nove Estados do Nordeste ficaram fora do primeiro feriado previsto pelo Plano B do racionamento. Piauí, que teve feriado estadual na última sexta-feira, e Maranhão, que é abastecido pela hidrelétrica do Tucuruí, fecharam acordo com a GCE e tiveram atividades normais nesta segunda. No restante da região, bancos, comércio e repartições federais, estaduais e municipais permaneceram fechados durante o dia.

Pedro Parente, em entrevista ao Jornal da Globo de segunda-feira, disse que a GCE está aberta a discussão com os Estados nordestinos, na tentativa de evitar os dois outros feriados programados pelo Plano B. “É claro que nós preferíamos não ter de fazer esses feriados”, afirmou.

Os três feriados a serem aplicados no Nordeste até o final do ano, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, equivalerá a todo o esforço do horário de verão, em todos os Estados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;