Cultura & Lazer Titulo Homenagem
O cavaquinho de Nelson
Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
24/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


No ano de seu centenário, Nelson Cavaquinho (1911-1986) - um dos mais importantes e conhecidos compositores brasileiros - ganha homenagem que revive algumas de suas preciosas canções.

Amigo de Nelson, inclusive de palco, Carlinhos Vergueiro tira do bolso o álbum 'Carlinhos Vergueiro interpreta Nelson Cavaquinho' (Biscoito Fino, R$ 29 em media). O disco chega às lojas embalado em formato 'digipack' e com livreto com breve texto de Aluízio Falcão, letras das canções e fotos do homenageado.

Na nova empreitada, dirigida por Afonso Machado, o cantor e compositor mergulha no universo de Nelson e traz à vida doze composições encorpadas. Além do cavaquinho, bandolim, violão, contrabaixo e percussão enriquecem os arranjos, sempre muito bem cuidados.

Entre os destaques do passeio musical está 'Folhas Secas'. Com participação especial de Wilson das Neves no vocal, traz ótimas harmonias de cordas e sopro. Outro ótimo momento do disco fica por conta da faixa 'O Meu Pecado'. A canção traz instrumentos como ganzá e afoxé.  

Mais do disco:
A Mangueira Me Chama -
Mergulho nas raízes do samba de Nelson Cavaquinho, a releitura traz belas melodias de cavaco e trombone.

Nome Sagrado - Regada por notas de flauta, a composição conta com a ilustre presença da voz de um grande fã de Nelson, Chico Buarque.

Deus Não Me Esqueceu - A mais animada e dançante do álbum. Além do trombone, tem arranjo de saxofone.

Pranto de Poeta - Quase um lamento, é assinada por Nelson ao lado de Guilherme de Brito. A versão tem no pandeiroe no ganzá a participação do músico Marcelo Moreira.

Notícia - Uma das mais temperadas, é ilustrada pela grave e bela voz de Carlinhos Vergueiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;