Internacional Titulo Eleições
PRI vence no Estado do México com 61% dos votos
04/07/2011 | 02:02
Compartilhar notícia


O Partido Revolucionário Institucional (PRI) venceu neste domingo as eleições para governador no Estado do México, o mais populoso do país, com 61,6% dos votos, segundo levantamentos oficiais divulgados após 42% das urnas apuradas. A vitória dará forças para que o partido tente retomar a presidência nas eleições do ano que vem, perdida em 2000, após 71 anos no poder. As cifras do Programa de Resultados Eleitorais Preliminares (PREP), no Estado do México, dão ao candidato do PRI, Eruviel Ávila, cerca de 1,4 milhões de votos. Estes dados confirmam os resultados de boca-de-urna que diziam que a vitória seria do candidato da coalizão "Unidos por ti", formada pelo PRI e os partidos Verde Ecologista do México (PVEM) e Nova Aliança (Panal).

 

Pelas pesquisas prévias ele teria entre 60% e 64% dos votos. Em segundo lugar ficou o candidato de esquerda do Partido da Revolução Democrática (PRD), Alejandro Encinas, com 21,7%, cerca de 517 mil votos, seguido pelo conservador Luiz Felipe Bravo, da Ação Nacional (PAN), que recebeu apenas 300 mil votos (12,6% do total apurado). Em declarações ao canal de TV Milenio, Ávila destacou que trabalhará para toda a população, sem exclusões, e disse que levará em conta as propostas de seus rivais, aos quais convidou para construir a "unidade". No Estado de Coahuila, o PRI foi declarado vencedor pela contagem oficial, com mais de 36% dos votos apurados. Foram assinalados 56,6% dos votos para Rubén Moreira, contra 36,4% para Guillermo Anaya, do PAN.

 

No Estado do Nayarit, os resultados oficiais têm fluído lentamente, e a mais de 2 horas do encerramento, com apenas 8% dos votos apurados, há uma vantagem para o PRI, ainda que isso não signifique tendência sólida. Os candidatos do PRI e do PAN, Roberto Sandoval e Martha Elena García, respectivamente, têm se proclamado vencedores das eleições no Estado, com vantagem de 10% para Sandoval. As informações são da Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;