Setecidades Titulo
Afogamento triplica no Grande ABC
Fabio Leite
Especial para o Diário
25/01/2006 | 08:13
Compartilhar notícia


Dados oficiais divulgados ontem pela seção de operações do 8º Grupamento de Bombeiros revelam que 13 pessoas já morreram afogadas no Grande ABC este ano. O mês nem acabou e o número já é três vezes maior que o registrado em janeiro do ano passado, quando foram contabilizadas apenas quatro mortes de mesma natureza. Só no último fim de semana, cinco corpos foram encontrados submersos nos braços da represa Billings na região, quatro deles em São Bernardo.

Por conta dos índices alarmantes, a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros estudam implementar nas próximas semanas uma operação semelhante à realizada por toda a costa paulista. A proposta visa ampliar a fiscalização e prevenção nas áreas de grande concentração de banhistas, como na prainha do Riacho Grande, onde o ajudante Cleriston Torres Queiroz, 21 anos, foi encontrado morto na tarde de domingo.

Nomeada Operação Praia Segura, o projeto consiste numa parceria entre o 17º Grupamento de Bombeiros, que cobre todo o litoral, e a iniciativa privada para angariar recursos, ampliar o efetivo e melhorar os equipamentos durante a temporada. Segundo o tenente Daniel da Costa Dias, o número de bombeiros e salva-vidas – 700 ao todo – chega a dobrar no verão para dar conta dos 650 km de costa paulista. “Nós temos uma população fixa de 1,7 milhão de pessoas, mas que durante a temporada chega a 18 milhões. Só damos conta disso se contratarmos guarda-vidas temporários.”

De acordo com o subprefeito de Riacho Grande, Ramos de Oliveira, que se reuniu anteontem com o comando do litoral, a idéia será apresentada na próxima semana ao prefeito William Dib. “Nós temos que buscar uma boa estrutura o mais urgente possível para dar suporte aos banhistas, sobretudo agora com o fechamento (proibição de banho e navegação) do Estoril”, comentou. Quanto a uma possível lei para regulamentar os ônibus e vans de excursões, disse que um projeto será elaborado. “Vamos apertar o cerco nas empresas que fazem as excursões. Verificar se elas estão licenciadas e autorizadas a fazer o serviço.”

Feriado – Por conta do aniversário de São Paulo, que, segundo estimativa da Subprefeitura de Riacho Grande, deve levar pelo menos três mil pessoas à prainha, o subprefeito garantiu que o efetivo de quatro bombeiros e sete guardas municipais será ampliado. Só não especificou os números.

A longo prazo, estuda-se o treinamento de 12 a 20 guardas com o Corpo de Bombeiros para auxiliar na operação. “Vamos analisar quem tem habilidade na água e com embarcações e dar um curso de salva-vidas de uma semana”, explicou o major do 8º GB, Hamilton da Silva Coelho Filho.

Orientações

- Coma refeições leves e espere duas horas para entrar na água
- Não consuma bebidas alcoólicas
- Não tenha atitudes exibicionistas
- Não confie totalmente nas bóias
- Respeite as sinalizações e não ultrapasse os limites de segurança
- Peça socorro quando estiver em dificuldades
- Se perceber alguém em perigo, procure por socorro
- Coloque pulseirinhas de identificação nas crianças e as mantenha em locais seguros




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;