Política Titulo Lula
Sabemos que ele não
retorna, diz filho de Lula

Vereador de S.Bernardo, Marcos Lula afirma que
‘Volta, Lula’ é visto como brincadeira na família

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
22/04/2014 | 06:27
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e vereador por São Bernardo, Marcos Lula (PT) disse que o movimento pedindo o retorno do líder maior do petismo para a corrida presidencial deste ano é tratado como ‘piada’ pela família, porque a opinião do ex-chefe da Nação é a de que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem de tentar a reeleição em outubro.

“Eu conversei com meu pai, em ritmo de brincadeira até. Sabemos que ele não volta, que a candidata dele é a Dilma. Por isso tratamos como brincadeira”, disse Marcos, que teve Lula como principal cabo eleitoral na disputa por cadeira na Câmara de São Bernardo em 2012 – recebeu 3.882 votos, na oportunidade.

Há duas semanas, Lula deu entrevista coletiva a blogueiros e pediu que o movimento ‘Volta, Lula’ não seja disseminado nas mídias sociais. “Não sou candidato, minha candidata é a Dilma Rousseff. Se vocês (blogueiros) puderem contribuir para acabar com essa boataria, vocês estarão contribuindo com a democracia no Brasil”, afirmou, à ocasião.

Para Marcos Lula, o projeto de busca da reeleição de Dilma está “bem encaminhado”. “Ela será nossa candidata e vai se reeleger (para o mandato 2015-2018 no Palácio do Planalto), com certeza. Meu pai sabe que não é o momento de ele voltar. O trabalho tem de ser feito junto com a Dilma.”

O movimento ‘Volta, Lula’ ganhou força quando Dilma começou a perder pontos percentuais em pesquisas de intenção de voto. Na última divulgada, realizada pelo Ibope, a petista apareceu com 37% (chegou a figurar com 40%), ainda venceria no primeiro turno, mas vendo que os adversários diretos – Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) – se aproximam de levar a corrida presidencial ao segundo turno.

“(O pedido para Lula retornar à eleição decorre do) Carinho do povo, que gostou muito da administração dele (2003-2010, a primeira gestão petista à frente do cargo máximo em Brasília), do que ele fez pelo País. A Dilma faz boa administração, tem melhorado os índices que ele deixou. Tenho certeza que ela fará um segundo mandato muito melhor”, discorreu Marcos Lula.

Parlamentar rechaça disputar cadeira na Câmara Federal

Marcos Lula negou que queira ser candidato a deputado federal. A possibilidade foi cogitada no petismo de São Bernardo como alternativa à volta de Lula à disputa presidencial de outubro. Caso o ex-presidente fosse eleito, Marcos automaticamente ficaria impedido de concorrer à vereança por vetos da Constituição – filho de presidente da República não pode concorrer a cargo eletivo municipal.

“Fizeram essa analogia com o que aconteceu em 2008. Mas é boato. Vou trabalhar como vereador e trabalhar para reeleger a Dilma”, sentenciou.

Em 2008, Marcos Lula foi candidato a vereador, mesmo contrariando a Constituição Federal. Seus 2.975 votos foram anulados. Ele trabalhou como diretor de Turismo no primeiro mandato do prefeito Luiz Marinho (PT).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;