Memória Titulo Memória
Santo André em Piracicaba

No encerramento da Semana Santo André/Mario Galuzzi

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


No encerramento da Semana Santo André/Mario Galuzzi, o registro da participação do município nos Jogos Abertos do Interior, disputados em outubro de 1955, em Piracicaba.

Lá estava, entre os jovens bonitos (e bonitas), o futuro cirurgião-dentista e repórter da Memória, Mario Galuzzi. O espírito do repórter presente. Tanto que Galuzzi recortou páginas de vários jornais com os resultados das competições. Está tudo no volume 2 dos seus compêndios, com alguns registros deliciosos:

No bola ao cesto masculino, depois de um treinamento de dois meses, participamos muito bem desses jogos e conseguimos, pela primeira vez, um lugar de destaque: 6º lugar, com jogos espetaculares.

Não tinha mordomias. Fomos de trem, embarcando na Estação da Luz.

Ficávamos em escolas públicas. Os colchões eram um suplício.

Técnicos que atuaram: basquete feminino, Antanas Vagonis; basquete masculino, Milton Santos Marques; vôlei feminino, João Florivaldo Brabo (Guarú); vôlei masculino, Renato Guazzelli; xadrez masculino, Josef Tlach; tênis masculino, Plácido Forte; atletismo masculino, Luiz Joaquim Dias Filho.

Dirigentes: chefe da delegação, Roberto De Laura; tesoureiro, Antonio Carlos Rizzo; assistente técnico, Luiz Lobo Netto; acompanhantes, Maria Costa e Nabor Ferraro.

Seguem-se páginas e páginas de registros. Em A Gazeta Esportiva, a notícia de que Santo André sagrou-se campeão no vôlei masculino – numa prévia do que viria pela frente, anos e anos depois, com o vôlei da geração Brunoro, William e companhia.

E assim... – Valeu, Mario Guazzelli. Memória agradece. Por hoje, apenas uma breve despedida. Com tanto material de sua lavra, faremos, com prazer, outras semanas deliciosas.

Organização

Depoimento: Seraphim Moura de Oliveira Lana

Em 1979, quando chegamos à favela do Parque São Bernardo, havia muitos eucaliptos em torno dos barracos. Caiam aqueles galhos em cima. Um drama.

Conseguimos que os bombeiros viessem. Com muito boa vontade, eles cortaram os galhos. Sem andaimes, não teríamos como resolver, sozinhos, o problema.

Havia muito lixo nas ruas. Sempre em grupos, nunca sozinhos, recorremos à Prefeitura, que passou a fazer aqueles chiqueirinhos quadrados, onde o lixo era posto para posterior recolhimento.

Acho que o serviço público tem que servir à comunidade e ajudar a organizá-la, sempre em torno de valores, destacando Saúde e Educação.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 22 de abril de 1984 – ano 26, nº 5501

Manchete – Represa Billings pode ser foco de várias doenças

Nacional – Votação da Emenda Dante de Oliveira, na madrugada da próxima quinta-feira, pelas diretas já; censura completa ao rádio e TV; todos os voos sob controle.

Política – Dos 112 vereadores ouvidos nas sete Câmaras do Grande ABC, 102 (91%) são pelas diretas já.

Editorial – A semana mais perigosa do ano

MUNICÍPIO PAULISTA

Hoje é o aniversário de Itanhaém. Em 1532, Martim Afonso de Souza desembarca no local. O 22 de abril como aniversário da cidade é instituído em 1956, por decreto estadual e aprovação da Câmara local.

EM 22 DE ABRIL DE...

1929 – Cerca de 300 alunas da Escola Normal da Capital realizam excursão de estudos às fábricas Viscoseda e Adelinas (Barros Loureiro e Monteiro), em São Caetano.

1974 – Ford anuncia construção de uma fábrica de tratores em São Bernardo.

HOJE

- Dia do Descobrimento (oficial) do Brasil (514º ano)

- Dia Internacional da Terra

- Dia da Comunidade Luso-Brasileira

- Dia da Aviação de Caça

SANTOS DO DIA

- Bartolomeu de Cervere

- Caio. Iugoslavo. Papa no século 3, entre os anos 283 e 296.

- Miles

- Sotero. Napolitano. Eleito papa no ano 161. Seu pontificado foi fecundo. Marco Aurélio, imperador romano, o perseguiu e o martirizou em 175.

- Teodoro

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

HISTÓRIA PRESERVADA

Jazigo da família de Antonio Manoel Pedroso, com raízes em Piraporinha, proprietário do Sítio Feital, que se estendia até a atual Vila Rosa. Visitem o site: https://www.youtube.com/watch?v=hbwyKYU-jJ0 .

SANTO ANDRÉ

Maria de Oliveira Ortega, 80. Natural de Capivari (SP). Dia 12. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Adhemar Catto, 74. Natural de Rolandia (PR). Dia 13. Cemitério Cristo Redentor.

João Paulino de Oliveira, 64. Natural de Buri (SP). Dia 12. Cemitério Municipal de Capão Bonito (SP).

Luciano da Conceição Ferreira, 50. Natural de Esplanada (BA). Dia 7. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Mario José dos Reis, 49. Natural de Lamim (MG). Ajudante de produção. Dia 23 de março. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

José Garcia de Souza Costa, 49. Natural de Francisco Ayres (PI). Dia 7. Cemitério Municipal de Floriano (PI).

Maria Albuquerque Saraiva, 47. Natural de Surubim (PE). Autônoma. Dia 23 de março. Cemitério Municipal de Vertente do Lerio (PE).

José Luis Pereira da Silva, 45. Natural de Capelinha (MG). Dia 22 de março. Memorial Phoenix.

Expedito Cícero dos Santos, 44. Natural de Santa Cruz do Piauí (PI). Comerciante. Dia 22 de março. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Manasses Barbosa de Oliveira, 42. Natural de Gameleira (PE). Segurança. Dia 23 de março. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Givanildo Gomes Florêncio, 41. Natural de Riacho das Almas (PE). Pintor. Dia 22 de março. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

SÃO BERNARDO

Francilene Maria de Sousa Leal, 51. Natural de Picos (PI). Dia 13. Jardim da Colina.

Marco Aurélio Maciel, 37. Natural de São Bernardo. Policial federal. Dia 28 de março. Cemitério de Vila Euclides.

SÃO CAETANO

Najla Fahas Gattos, 90. Natural de Bariri (SP). Dia 12. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

José Alfredo da Silva, 73. Natural do Espírito Santo do Pinhal (SP). Dia 9. Cemitério das Lágrimas.

Denílson Alves dos Santos, 43. Natural de Presidente Prudente (SP). Dia 27 de março. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Alex Marinho dos Santos, 34. Natural de São Caetano. Dia 8. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

DIADEMA

Joice Aparecida Pereira Caldeira, 31. Natural de Diadema. Dia 5. Cemitério Municipal.

Valkiria Matias da Silva, 31. Natural de São Bernardo. Dia 22 de março. Cemitério Municipal. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;