Setecidades Titulo Na região
Número de vítimas de homicídios sobe 90% no Grande ABC

Conforme Secretaria de Segurança Pública de SP,
foram 19 mortos em fevereiro deste ano e 10 em 2016

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
25/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 O número de vítimas em homicídios aumentou 90% no Grande ABC no mês de fevereiro. Conforme dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado, divulgados ontem, foram 19 pessoas mortas em 2017 e 10 no mesmo período de 2016. Sem a realização de eventos oficiais de Carnaval, uma das explicações da polícia para o preocupante aumento é que a maioria dos homicídios se trata de casos passionais, onde a prevenção é difícil de ser realizada.

“É quase impossível, pois acontece dentro de casa. A maneira que se previne o homicídio é prendendo e esclarecendo o mais rapidamente possível. Temos esclarecido um bom nível de casos, além de fazer diversas prisões preventivas e temporárias”, diz o delegado seccional de Santo André, também responsável por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande, Hélio Bressan, lembrando que em operações nos dias 21 e 22 foram 87 presos e 16 menores apreendidos.

Segundo o chefe da seção operacional do CPA/M-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6) da PM (Polícia Militar), capitão Vlamir Luz Machado, o aumento do último mês será alvo de estudo para que sejam tomadas as devidas ações. “Estamos pautados em tirar armas das ruas, além de abordagens em regiões com bares. É um crime difícil de se combater”, admite.

Fevereiro também teve alta nos índices de roubo de veículos (1,43%, de 841 para 853 casos) e nos furtos de veículos (6,96%, totalizando 768 ocorrências ante 718 de fevereiro de 2016). A PM prepara operação focada nesses indicadores na segunda-feira, quando realizará fiscalizações e bloqueios.

Já os roubos e furtos em geral tiveram queda de 11,68% e 11,70% respectivamente. Conforme Machado, neste ano foram 900 motocicletas irregulares apreendidas na região. “O roubo vinha acontecendo em pontos de ônibus, por pessoas em motocicletas. Então, reforçamos as rondas”, afirmou.

“Intensificamos apreensões de veículos e motos. Em São Caetano foi preciso licitar pátio porque não há da Prefeitura nem da Polícia Civil. Com isso, temos de trazer carros apreendidos para São Bernardo. Em relação aos homicídios são todos crimes passionais. Neste ano registramos apenas dois que não foram desta natureza”, explica o delegado seccional de São Bernardo e de São Caetano, Aldo Galiano Júnior.

“Além das operações, temos índice de 70% a 80% nos esclarecimentos de homicídios”, disse o delegado seccional de Diadema Oswaldo Arcas Filho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;