Internacional Titulo
Vítimas de terremoto na China recebem ajuda oficial
Por Da AFP
27/11/2005 | 10:57
Compartilhar notícia


Equipes de socorro foram enviadas neste domingo às regiões mais afetadas pelo violento terremoto registrado na manhã de sábado no leste da China, que deixou pelo menos 13 mortos e mais de 450 feridos, segundo os últimos números das autoridades locais.

O tremor, de 5,7 graus na Escala Richter, seguido de duas réplicas, causou também vários danos materiais, destruindo ou danificando milhares de moradias e infra-estruturas na província de Jiangxi, mais precisamente entre as cidades Ruichang e Jiujiang.

A TV chinesa mostrou imagens de casas destruídas e de ruas afetadas pelo tremor. Alguns desabrigados se refugiaram nas tendas de campanha distribuídas pelas autoridades. Apesar de tudo, o ambiente em Ruichang era de tranqüilidade.

A ajuda parecia estar bem organizada, com equipes médicas e militares, que distribuíam alimentos e barracas.

Zheng Dalin, que dirige o Centro Nacional de Observação Sísmica, afirmou que o terremoto de sábado foi "o mais significativo registrado em Jiangxi desde 1949", mas ressaltou que "não provocou destruições sérias".

A China já sofreu terremotos muito mais mortíferos, como o ocorrido em 28 de julho de 1976, em Tangshan (leste de Pequim), no qual morreram 242 mil pessoas segundo o balanço oficial e 700 mil de acordo com especialistas ocidentais.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;