Política Titulo
Lula critica EUA e países emissores de gases estufa
11/11/2006 | 00:08
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou os Estados Unidos e outros países desenvolvidos de praticar “a política do esperto” na questão do controle da emissão de gases do efeito estufa.

Em discurso de improviso no Fórum Brasileiro de Mudança Climática, no Palácio do Planalto, ele afirmou que esses países se limitam a comprar cotas de emissão de gás carbônico das nações pobres em vez de colaborar no combate às emissões, que são causadoras do efeito estufa e responsável pelo aquecimento do planeta.

“Não basta os países ricos nos darem um pouco de dinheiro e continuarem poluindo o planeta. O compromisso deles não é apenas nos dar dinheiro, é o de diminuir a poluição.”

Lula cobrou empenho dos países em desenvolvimento no sentido de exigirem dos EUA responsabilidade na redução da poluição ambiental. “Não podemos fazer vista grossa só porque criaram um mecanismo alternativo de compensação (aquisição de cotas de carbono). São os países ricos os responsáveis por mais de 70% da poluição do planeta e, portanto, eles têm que ter compromisso”, acusou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;