Política Titulo
Juízes do AC ganham aumento e desistem de greve
Por Do Diário do Grande ABC
26/10/1999 | 13:30
Compartilhar notícia


A Associaçao dos Magistrados do Acre (Asmac) anunciou segunda-feira (25) que nao participará da greve nacional prevista para o dia 4 porque o governo estadual regulamentou recentemente os salários dos juízes.

No entanto, em solidariedade aos juízes federais que atuam no Acre, a Asmac está convocando os magistrados para uma operaçao para tornar ágeis os processos e proferir sentenças durante todo o dia 4.

A idéia é usar a estrutura do Projeto Cidadao, programa social do Tribunal de Justiça (TJ) que emite documentos e troca cestas básicas por armas de fogo. Esse projeto foi premiado em 1998 pela Fundaçao Getúlio Vargas (FGV) como modelo de cidania e combate à violência. "Vamos trabalhar em barracas, informando, emitindo documentos judiciais e realizando julgamentos especiais", explicou o presidente da Asmac, Adair Longuini.

O governo baixou decreto no dia 18 regulamentando os vencimentos dos juízes. O ganho, em média de 40%, satisfez a categoria. "Ficou melhor: um juiz substituto, por exemplo, que hoje ganha R$ 3,6 mil passará a ganhar até R$ 4,4 mil", disse Longuini.

Essa regulamentaçao contornou uma crise que se aprofundava entre o Judiciário e o governo. O presidente do TJ, Francisco Praça, ameaçou recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para aumentar o orçamento, cortado três vezes no começo do ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;