Economia Titulo
Especialistas debatem a economia do país no ABC
Antonio Rogério Cazzali
Do Diário do Grande ABC
15/04/2001 | 17:32
Compartilhar notícia


  “A reforma tributária dificilmente se tornará realidade, pois o governo está sempre fazendo projetos, mas esquece-se das ações.” Esta opinião é do deputado federal e ex-ministro da Fazenda Antonio Delfim Netto, que participará, nesta segunda à noite, do II Ciclo de Palestras Diário do Grande ABC, cujo tema é Crescimento Econômico. O evento é uma parceria entre o Diário e o Centro Universitário Municipal de São Caetano do Sul (Imes). Além de Delfim, também foram convidados para debater o tema a PhD em Economia e diretora titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), Clarice Messer, e o jornalista econômico e diretor superintendente da Agência Dinheiro Vivo, Luís Nassif. O evento terá início às 19h30 no auditório do Imes, em São Caetano.

Delfim afirmou que pretende abordar temas da economia mundial, destacando as barreiras que as grandes potências impõem ao desenvolvimento econômico brasileiro. “Somos prejudicados pelas imposições estrangeiras e também pelas medidas econômicas abusivas que o governo tem tomado.” Segundo o deputado federal, a sobrevalorização do real – que foi modificada no começo de 1999, quando o governo interveio no câmbio – atravancou o desenvolvimento do país. “Os produtos brasileiros perderam competitividade lá fora e, na atual conjuntura, o empresário que ainda não morreu está tentando se salvar.”

Para Delfim, o produto nacional tem boa qualidade, mas a carga tributária impede que seja competivivo no mercado externo. O ex-ministro disse também que o setor industrial brasileiro foi abandonado pelo governo, que, mais uma vez, não quer encarar a problemática dos impostos, pois estuda a questão entre os Estados e não no âmbito nacional.

Delfim afirmou ainda que o déficit em conta corrente – que inclui o saldo de todas as transações comerciais, de serviços e de transferências – está sendo tratado de maneira errada, com medidas para conter o aumento do Produto Interno Bruto (PIB). A estratégia do governo é segurar o crescimento para não pressionar as importações – que afetam a balança comercial – e fazer caixa a partir da concessão de serviços, como o de telefonia. O deputado calcula que o país vai ter de arranjar US$ 60 bilhões neste ano e outros US$ 58 bilhões em 2002 para financiar as amortizações da dívida externa, que representam cerca de 50% desse valor, e o déficit em conta corrente.

O ex-ministro também criticou a atuação do governo nas negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). “A teoria é grande, mas os resultados são poucos.” Ele disse que a economia do Grande ABC será discutida em sua palestra a partir das perguntas do público. Segundo a coordenadora do evento e colaboradora do Diário, Marília de Castro, cada expositor falará durante cerca de 20 minutos e após as explanações o público poderá elaborar questões. O evento é gratuito, mas as inscrições devem ser feitas até as 18h de hoje pelo telefone 4435-8304 (horário comercial).

No próximo dia 23, o II Ciclo de Palestras Diário do Grande ABC vai discutir o tema Amor e Sexualidade, que terá as presenças do médico e apresentador do programa Erótica, da MTV, Jairo Bauer, da sexóloga Maria Helena Matarazzo e do Dr. Clílton Guimarães dos Santos, representante do Ministério Público, da Vara da Infância e Juventude. Esta palestra também será realizada no auditório do Imes, às 19h30.

Imes – Av. Goiás, 3.400 – S.Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;