Internacional Titulo
Aliança captura australiano que lutava ao lado do Talibã
Do Diário OnLine
Com Agências
12/12/2001 | 09:13
Compartilhar notícia


Um australiano que lutava ao lado da milícia Talibã no Afeganistão foi detido por tropas da Aliança do Norte. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo ministro australiano Daryl Williams, em Canberra. Especula-se que ele possa ser julgado por assassinato nos Estados Unidos.

O homem, supostamente com 26 anos e natural de Adelaide, foi capturado no final de semana passado pelas forças da Aliança do Norte, mas Williams não revelou sua identidade ou as circunstâncias da captura para proteger a família do combatente. Segundo Williams, o estado de saúde do prisioneiro é bom.

Convertido ao Islã, o jovem australiano revelou ter chegado ao Afeganistão no ano 2000 para receber treinamento intensivo nos campos da rede Al Qaeda, de Osama Bin Laden. Antes de chegar ao Afeganistão, o australiano combateu com as forças muçulmanas do Exército de Libertação de Kosovo, na Iugoslávia, seguindo em novembro de 1999 para o Paquistão.

A família do jovem foi interrogada na noite desta terça-feira pela polícia e pelo serviço secreto australiano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;