Setecidades Titulo Oportunidade
Moradora comemora recomeço com trabalho

Betânia dos Santos, 33, integra grupo de 170 beneficiados por programa social de Santo André

Flavia Fernandes
especial para o Diário
29/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Moradora do Jardim Alzira Franco, Betânia dos Santos, 33 anos, comemora nova fase da vida. Após quatro anos desempregada, ela conseguiu oportunidade com a ajuda do Programa Frente Social de Trabalho, da Prefeitura de Santo André. Criado em setembro de 2018 para empregar moradores em situação de vulnerabilidade, o projeto já beneficiou 170 pessoas e ampliará a convocação para preencher as 300 vagas disponíveis.

O último trabalho de Betânia foi como faxineira de prédio particular. No entanto, devido a problemas pessoais – era agredida pelo ex-companheiro – ela contou com a ajuda do Programa Vem Maria e foi morar em abrigo destinado a mulheres que sofrem violência doméstica com as filhas Eduarda, 7, Ana Clara, 6, e Jhully, 1 ano e 8 meses. Após período de apoio social e psicológico, reabilitada, ela alugou um imóvel para recomeçar. Até então, a única fonte de renda era o auxílio do Bolsa Família, programa do governo federal, no valor de R$ 358.

Desde então, Betânia não conseguia conciliar os horários de trabalho com o cuidado com as crianças. Com a ajuda do Cras (Centro de Referência em Assistência Social), as filhas conseguiram vaga em instituição assistencial da cidade.

Betânia explica que ainda não sabe qual função vai realizar no trabalho – ela começará processo de integração em 17 de abril –, mas está feliz com o que tem acontecido e deseja realizar curso de panificação. “Vai ser tudo de bom. Abriu as portas na minha vida”, relata.

No programa, além do emprego, também são ofertados cursos de capacitação e palestras. As vagas são para trabalhar no prédio da Prefeitura e em equipamentos municipais, como parques e unidades de saúde. As funções variam de acordo com o local em que a pessoa reside e vão desde recepcionista até cargos de manutenção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;