Cultura & Lazer Titulo
Em busca da identidade
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
25/03/2011 | 07:04
Compartilhar notícia


A história de um personagem que finge ser outras pessoas tem ingredientes o bastante para render uma comédia. Steven Spielberg conseguiu divertir o público com o interessante 'Prenda-me Se For Capaz' (2002). A ideia do ‘grande picareta' pode parecer a mesma, mas em 'Vips', que chega hoje aos cinemas com cópias no Grande ABC, o que se vê é uma figura perdida que faz da facilidade de enganar uma válvula de escape para a resolução de sua própria identidade.

O diretor Toniko Melo buscou na vida real o embrião de seu projeto. O roteiro de Bráulio Mantovani - um dos mais requisitados escritores após o sucesso dos dois 'Tropa de Elite' e de 'Cidade de Deus' - se baseia na vida de Marcelo Nascimento da Rocha, famoso por ter se passado por familiar do dono de uma empresa aérea para aproveitar regalias no Carnaval de Recife. A saga do rapaz é vivida na tela por Wagner Moura, em trabalho competente, porém sem muito brilho.

As mentiras de Marcelo são movidas inicialmente para que ele pudesse atingir o sonho de se tornar piloto de avião. O destino o leva a se meter em meio a grupo de traficantes paraguaios. O cego desejo de conseguir guiar uma aeronave faz com que não perceba que também passa a assumir papel de traficante procurado.

As ações da primeira metade do filme chegam a incomodar os espectadores que entram na sala com grande expectativa em relação às diversas trocas de identidade realizadas por Marcelo na vida real - busca que se contempla mais em Leonardo DiCaprio em 'Prenda-me Se For Capaz'.

O restante do longa-metragem começa a apresentar o sentido do título 'Vips' perdido nos momentos iniciais. A inesperada sagacidade do protagonista em fazer poucas ligações para colocar-se na festa de Recife aponta como a confiança é peça-chave para sustentar algo imaginário. O vislumbre de Marcelo com as celebridades de um badalado camarote chega ao ápice em seu encontro com o apresentador Amaury Jr., conhecido por paparicar personalidades.

A procura por atenção e a ambição por ser outra pessoa são questões psicológicas exemplificadas na lenda urbana que se tornou Marcelo. A busca do ser humano consiste em descobrir quem ele é e talvez seja essa complexidade desejada pelo diretor em 'Vips'. Infelizmente, o filme mistura drama e comédia em doses não satisfatórias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;