Setecidades Titulo Acidente
Ponte desaba após forte chuva

Estrutura é a segunda a ceder na Avenida dos
Estados em menos de três meses, em Santo André

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
Matheus Angioleto
Do Diário do Grande ABC
08/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz


A forte chuva que atingiu a região entre a noite de quinta-feira e a madrugada de ontem provocou a queda de mais uma ponte na extensão da Avenida dos Estados, em Santo André. Localizada próximo à Avenida Antônio Cardoso, a passagem cedeu após o rompimento de uma adutora de água no local. Em menos de três meses, essa é a segunda ponte a desabar na via.

A estrutura de concreto foi danificada ainda pela manhã, com a abertura de duas crateras. O local foi interditado por equipes da Prefeitura e chegou a receber intervenções de técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com objetivo de evitar agravamento da situação. A ideia era fazer uma espécie de “tapa buraco”, reforçando a base da passagem para que a ponte pudesse voltar a receber o fluxo de veículos no prazo de uma semana, conforme declaração do próprio prefeito. No entanto, a estrutura não suportou o peso dos maquinários da administração e acabou por ceder quase que por completo.

“Aparentemente, não havia riscos maiores. Resolvemos fazer a prova de carga, mas a ponte não suportou”, justificou o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira. “Tem um outro lado. E se eu abro para o trânsito e tivesse trólebus aí em cima, como ia ficar?”, questionou, defendendo a decisão do governo.

Sem condições de promover medida paliativa para sanar o problema, o prefeito Paulo Serra (PSDB) optou por realizar a demolição total da estrutura. “Vamos iniciar a demolição ainda neste fim de semana. Já acionei o governo do Estado para possível ajuda financeira. Se o governador (Geraldo Alckmin – PSDB) aceitar apresentaremos o projeto amanhã (hoje). Mas não ficaremos na dependência deles. Iniciaremos a intervenção por conta própria se necessário.”

Segundo o chefe do Executivo, a princípio o Paço deve se basear em modelo adotado pela ex-gestão na obra de reforma de ponte que cedeu na Avenida dos Estados, em 2013 – localizada na mesma rotatória. Porém, não há prazo para reabertura da passagem. A reforma de outra ponte, que desabou em janeiro no bairro Santa Terezinha, também não é descartada pelo prefeito. “Podemos fazer as duas juntas dando prioridade para a que cedeu totalmente”.

Enquanto a reforma não é concluída, o departamento de trânsito realiza, a partir de hoje, mudanças no viário do local. Passagem será construída no canteiro central próximo à ponte, que dá acesso à Avenida Antonio Cardoso, exclusivamente para trólebus e ônibus. Já os motoristas terão como opção de retorno a ponte que dá acesso à Rua Caraguatatuba. Segundo os técnicos, a previsão de conclusão dos serviços é terça-feira.

No fim de janeiro, após a queda da primeira estrutura, o Diário já havia alertado sobre o risco oferecido por pontes instaladas em toda a extensão da Avenida dos Estados. À época, o engenheiro e inspetor do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) André Sobreira de Araújo percorreu as estruturas com a equipe do Diário e apontou o risco iminente de queda das passagens.

Segundo o prefeito Paulo Serra, após o episódio pontes da Avenida dos Estados foram vistoriadas. “Visitamos algumas no sentido São Caetano. Os engenheiros verificaram as estruturas de duas delas, perto do Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), e outras duas em Utinga. Na ocasião, em uma das estruturas do Craisa foi diagnosticado a necessidade de reforço da passagem, mas não tínhamos chegado à essa estrutura (que cedeu ontem) ainda”, relata.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;