Economia Titulo
Scania é processada por assédio moral
Por Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
28/09/2007 | 07:09
Compartilhar notícia


A montadora sueca de caminhões e ônibus Scania, de São Bernardo, está sendo processada por assédio moral. O valor pedido na Justiça por uma ex-funcionária supera os R$ 3,6 milhões referentes ao dano decorrente de assédios moral e sexual alegados pela vítima. O processo está registrado na 3ª Vara do Trabalho de São Bernardo.

Demorou quatro anos para que a ex-gerente da fabricante de caminhões, Claudete Amaral (nome fictício pedido pela reclamante), 36 anos, percebesse que era de fato vítima de uma desmoralização profissional dentro da empresa. “Tive a certeza em uma reunião, em que me disseram que eu ia perder parte das minhas atividades”, afirmou em entrevista ao Diário. Ela diz que insistiu para continuar com as tarefas, mas não foi atendida. “Eles alegaram que eu estava muito atribulada”

Assédio sexual - Durante seis anos e meio Claudete ocupou um cargo executivo na Scania. Sua carreira começou a ser ‘boicotada’ em 2003 depois de resistir aos assédios sexuais de um diretor da empresa.

Em um B.O. (Boletim de Ocorrência) registrado no 3º DP de São Bernardo, em agosto de 2006, ela reclamava que desde 2003 era assediada sexualmente por um diretor com quem trabalhava diretamente. De acordo com o documento, além de comentários sobre seu corpo, o diretor “chegou a passar a mão numa das pernas dela e até mesmo a apertá-la”. O episódio ocorreu durante uma carona que, segundo Claudete, só foi aceita por respeito à posição hierárquica. A queixa na delegacia foi retirada depois de um pedido de desculpas de parte desse diretor.

Assédio moral - O assédio sexual foi acompanhado do assédio moral. “Comecei a receber críticas negativas sobre o meu trabalho. Documentos que eu entreguei, ele dizia que não tinha recebido. Tarefas que antes eram importantes perderam o valor. Eu era muito cobrada e achava que a culpa era minha”.

Ela alega que “de maneira sutil” foi sendo deixada de lado na liderança das tarefas. “Eu não era mais chamada para participar das reuniões. As pessoas me tratavam diferente”.

Em maio deste ano, Claudete que foi admitida para liderar 26 atividades, só respondia por 15 delas.

No dia 25 de julho deste ano, ela pediu demissão e entrou com o processo na Justiça. “Passei a ter medo de trabalhar. Me senti muito humilhada”. Procurada pela reportagem, a Scania informou, por nota, que considera as alegações improcedentes e aguarda o julgamento do Judiciário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;