Política Titulo São Bernardo
Veto à ideologia de gênero rende mais repúdio do PT a Marinho

Articulação de Esquerda condena mudança de postura do prefeito em meio a debate do termo

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
06/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), voltou a ser criticado por ala do PT em meio ao debate sobre a ideologia de gênero na cidade. O repúdio desta vez foi manifestado pela Articulação de Esquerda, que publicou nota condenando a postura do chefe do Executivo, que nos últimos dias se posicionou contrariamente à liberação do ensino de diversidade sexual nas escolas do município.

Antes, Marinho foi criticado por integrantes dos setoriais de mulheres e de LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), secretaria de mulheres do PT e o setor feminino da CUT (Central Única dos Trabalhadores) nacional.

A Articulação de Esquerda, que é liderada pelo historiador Valter Pomar, também integrante do diretório nacional da legenda, publicou texto em seu portal (www.pagina13.org.br) elencando repúdios a Marinho.

“Um exemplo terrível desta postura foi dado recentemente pelo prefeito de São Bernardo, que gravou um vídeo no qual associou-se ao discurso reacionário contra o que chamam de ideologia de gênero”, descreveu nota.

Na cidade, Marinho defendia publicamente a liberação à ideologia de gênero, chegando a ir contra os vereadores, que queriam a proibição imediata do ensino da diversidade. Dias depois, Marinho mudou comportamento e anunciou, inclusive, elaboração de projeto descrevendo exclusão nominal à ideologia.

A ala esquerdista do PT convoca no texto a intervenção do diretório nacional em relação ao caso. “Repudiamos a atitude do prefeito, que ofende as tradições do PT, do conjunto da esquerda, dos setores democráticos e progressistas, e constitui um deplorável recuo em relação à sua própria posição inicial no debate sobre o Plano Municipal de Educação”, acrescentou nota.

O bloco tem como integrante em São Bernardo o subprefeito do Riacho Grande e ex-vereador, Wagner Lino, que evitou se manifestar.

Na quinta-feira, Marinho, por meio do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira, convocou pastores evangélicos do município, enfatizando ser contra a introdução da ideologia de gênero. O encontro ocorreu no Paço e contou também com a presença do secretário de Governo, José Albino (PT). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;