Setecidades Titulo
Parada Gay reúne 4.000 pessoas
Andréia Meneguete
Do Diário do Grande ABC
30/05/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A tarde azul e ensolarada de ontem ganhou mais força com as cores da 7ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), que foi realizada na região central de Santo André. Organizada das 13h às 18h, o evento atraiu o mesmo número de participantes de 2009, cerca de 4.000 pessoas, segundo a Polícia Militar. Durante a folia, não houve registro de violência, só um atendimento médico por embriaguez.

Como o esperado, o trânsito ficou prejudicado nas avenidas D.Pedro II e Industrial e nas ruas das Figueiras, das Monções e Manoel da Nóbrega. A operação de segurança foi feita por 200 policiais.

A expectativa de atrair 50 mil participantes não foi concretizada, embora para os organizadores, sempre divergentes da polícia quanto aos números, o evento tenha reunido 20 mil pessoas.

Segundo organizador do movimento, Marcelo Gil, 43 anos, a parada tem como objetivo buscar o respeito da sociedade e conquistar a igualdade. "Viemos aqui para pedir menos violência contra os homossexuais e lutar por todos os direitos que temos como cidadãos."

Para a estudante Amanda Rodrigues, 18, o evento é uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade em relação à questão da homofobia nos dias de hoje. "Não sofro preconceito em casa e gostaria de ter o mesmo respeito nas ruas. Quem sabe a violência contra os homossexuais não diminua na região após a parada."

O andreense Yago Steiningrer, 17, desabafou: "Cansei de sofrer preconceito, quase fui agredido. Vim até aqui para apoiar a causa e falar que somos todos iguais".

Houve também quem compareceu para se divertir e até comemorar a estada no País, caso da transformista Valentine Scaf, 20. "Voltei de Portugal há dois meses, vim até aqui para comemorar e curtir a festa."

Mas até mesmo os curiosos arriscaram sair de casa para cair na folia. "Nunca fui a nenhum evento parecido. Estou achando tudo bem animado. É importante uma festa como esta acontecer, pois é preciso haver mais respeito com o próximo", disse a fonoaudióloga Fernanda de Oliveira Souza, 47. "O que interessa é ser feliz e o amor na relação, independentemente de quem seja", complementou a também fonoaudióloga Márcia Regina Teles, 46. 

 

Folia banaliza reflexão sobre direitos dos homossexuais

"Evento como este deveria ser chamado de ‘Fervo Gay' , pois as pessoas vêm até aqui para se divertir e não para pensar em como lutar pelos direitos diante da sociedade", reclamou a apresentadora oficial da Parada LGBT, Lully Fashion.

Segundo a transformista, para que haja respeito aos homossexuais, é preciso consciência de que deve haver posicionamento atuante e sério no dia a dia. "Temos que ser exemplo para a família e lutar sempre pelos nossos direitos. Pensar só em festa é besteira".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;