Nacional Titulo Vestibulinho
Menos alunos da região fazem Enem

Número de inscritos para prova do fim de semana caiu
2,71% em relação ao passado nas cidades do Grande ABC

Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
06/11/2010 | 09:07
Compartilhar notícia


Cai o número de inscritos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na região do Grande ABC. No ano passado, foram 70.598 alunos que testaram a nova versão da prova, mudada em 2009 pelo MEC (Ministério da Educação). Hoje, segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), são 68.678 alunos que enfrentam a primeira parte da maratona de nove horas de prova - uma queda de 2,72% frente ao número do ano passado.

Os dados do Grande ABC acompanham a tendência do Estado: São Paulo é a única unidade da federação na qual caíram os números de inscritos no Enem. Nesse ano, foram 827.818 inscritos, 17,5% a menos do que no ano passado.

Segundo o educador e especialista na prova, Mateus Prado, essa queda se deve ao pequeno número de universidades federais que o Estado possui e que vão utilizar o Enem de alguma forma. "Em São Paulo, apenas Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) e a UFABC (Universidade Federal do ABC) vão utilizar o Enem." Segundo Prado, o fato de a Unicamp não utilizar mais a nota do Enem por conta da data de divulgação dos resultados ser tardia e atrapalhar os exames da segunda fase e da USP ter decidido não utilizar mais a nota do exame por conta da fraude do ano passado acarretaram na diminuição do número de interessados em fazer a prova.

PROVA NOVA - Serão nove horas para responder 180 questões de múltipla escolha e produzir uma redação - divididos em dois dias. Hoje os alunos deverão resolver as provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas e suas Tecnologias, cada uma com 45 questões. Amanhã, os candidatos serão avaliados em Matemática e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, ambas também com 45 questões cada. A prova terá uma hora a mais para produção da redação.

De acordo com o presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, "foi dada orientação para a banca que montou a prova que fosse levada em consideração essa questão (do tamanho dos enunciados). Então, este ano a prova tem textos mais curtos do que a do ano passado."

Especialistas sugerem que no dia da prova o estudante almoce por volta das 11h e, de preferência, uma refeição leve. Beber bastante líquido é indispensável.

POLÊMICA - Só será permitido levar no dia da prova caneta esferográfica de tinta preta. De acordo com o Inep, por questões de segurança, não será permitido o uso de lápis, borracha, apontador, lapiseira ou grafite.

"Isso é um absurdo, não tem nenhum sentido. A única segurança que o uso da caneta pode trazer é ao candidato", disse o educador Mateus Prado. O presidente do Inep assegurou que haverá espaço suficiente para o candidato usar de rascunho, mesmo sem ter que apagar.

Relógios digitais ou analógicos também estão proibidos. Os candidatos que quiserem controlar o tempo de prova deverão perguntar ao fiscal de sua sala.

Os alunos também devem levar um documento original com foto e o cartão de confirmação de inscrição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;