Economia Titulo Campanha
Trabalhadores participam de ato da campanha salarial
Por Do Diário do Grande ABC
21/08/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


Nem mesmo o frio da manhã de ontem, espantou os mais de 1.000 trabalhadores que participaram do primeiro ato de mobilização promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá. A ação aconteceu às 6h no pátio da Magneti Marelli, em Mauá.

"Essa assembleia foi representativa e dá início a uma campanha salarial vitoriosa, porque contamos com a mobilização da categoria para garantir boa negociação. Os companheiros são os protagonistas dessa luta junto com nossa diretoria", afirma Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá.

Ele alerta que as negociações serão difíceis porque o empresário "não vai querer repartir o bolo do lucro" com os trabalhadores. "Mesmo que o cenário econômico do País esteja em alta produção e concentração, o patrão continua negando dividir a riqueza com os trabalhadores. Por isso será decisiva a pressão do chão de fábrica", diz.

A segunda mobilização está marcada para o dia 27, às 6h, no Pólo Industrial Sertãozinho, em Mauá. Mais de 2.000 trabalhadores devem participar do ato.

As reivindicações da campanha deste ano são a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas; valorização do piso salarial, reajuste salarial, aumento real - o percentual será definido no andamento das negociações -, combate à demissão imotivada e licença-maternidade de 180 dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;