Internacional Titulo Colômbia
Farc descartam ajuda do Brasil em libertação de reféns
Por Das Agências
11/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) descartaram a possibilidade de o Brasil oferecer ajuda logística para a libertação de dois militares em poder da guerrilha, informa nova edição da revista Semana.

A publicação não especifica quais motivos levaram as Farc a não querer mais o auxílio do país, mas alerta que a guerrilha prefere agora que a Argentina ou a Suécia ajude na soltura dos reféns.

A reportagem também destaca que o governo colombiano já entrou em contato com a embaixada da Suécia, país que "mostrou-se disposto a ajudar".

Na terça-feira, a senadora Piedad Córdoba, que faz o papel de mediadora entre as Farc e as partes envolvidas na libertação dos reféns da guerrilha, disse à imprensa que a entrega dos dois militares e do corpo de um policial morto em cativeiro pode demorar mais um mês. "Há 80% de chances de as libertações acontecerem nos primeiros dias de fevereiro. Tudo depende da vontade do Governo e das Farc", afirmou Córdoba.

A congressista disse ainda que apesar da oposição das Farc, não foi definido que país oferecerá as garantias para a soltura, "já que este não só deve ser aprovado pelas Farc, mas pelo governo".

No começo de 2009, o Brasil ofereceu logística e helicópteros para a libertação dos últimos políticos que permanecem em poder das Farc.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;