Cultura & Lazer Titulo Teatro
Salada de gente
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
29/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de longa temporada pelos palcos do País, a peça "Decameron" chega amanhã a São Paulo, no Teatro Augusta.

Adaptada do romance Decamerão do escritor italiano Giovanni Boccaccio (1313-1375), o texto de Elísio Lopes Júnior trouxe um olhar baiano à história do clássico, composto por 100 contos narrados entre dez personagens, que falam, principalmente, sobre a moral e o comportamento humano, com um olhar sátiro e crítico a respeito da sexualidade e a religiosidade.

"Na verdade, formamos um 101º conto, que mescla os acontecimentos do livro", comenta o autor.

O espetáculo joga luz nas relações de uma série de casais que vivem em tempo e espaço antigos e têm a vida movimentada por trapaças, infidelidade, casos de amor e promessas de milagres sexuais.

Com elenco majoritariamente global, a peça traz aos palcos a casseta Maria Paula, Marcos Oliveira, o Beiçola de A Grande Família, George Sauma, o Tatalo de Toma Lá Dá Cá e a andreense Camila Rodrigues.

A direção, a cargo de Otávio Muller, priorizou uma relação mais calorosa entre o palco e a plateia. "É uma festa. Uma peça de comunicação, que conta, em alguns momentos, até com a participação do público." Acostumado a estar nos palcos, a decisão de dirigir a montagem veio por causa do texto. "A adaptação é inteligente e muito engraçada. Em momento algum recaí para a baixaria", conta Muller.

O cenário interligado, colorido e repleto de frutas. endossa o clima tropical da montagem, remetendo a uma feira livre, onde os personagens se esbarram e nunca saem de cena.

"É todo mundo mixado. Trata bem sobre as relações humanas, das pessoas estarem juntas, às vezes misturadas. E fala também sobre os gostos de cada um, tem gente que se satisfaz com um casamento monogâmico, outros preferem relacionamento aberto, tem quem goste de pessoas do mesmo sexo. O importante é falar sobre o tema e abrir as portas da esperança para que cada um se sinta feliz com a sua forma de sentir prazer", relata Maria Paula.

Composições do ator e músico Zéu Britto são tocadas e interpretadas ao vivo. Remetem todas às peripécias sexuais vividas pelos personagens em cena. "Só tem música caliente", garante o compositor.

Decameron - Teatro. No Teatro Augusta - Rua Augusta, 943, São Paulo. Tel.: 3151-4141. Ingr.: R$ 70 (sáb.) e R$ 60 (6ª e dom.). 6ª, às 21h30, sáb., às 21h e dom., às 18h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;