Economia Titulo Crescimento
Carga de energia sobe 3,8% em setembro
06/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os valores de carga de energia do SIN (Sistema Integrado Nacional) registraram em setembro aumento de 3,8% ante agosto, segundo divulgou ontem o ONS (Operador Nacional do Sistema). Na comparação com setembro do ano passado, houve alta de 1,1%. Apesar dos aumentos apurados, o resultado ainda é de queda tanto no acumulado de 2009 (-1%) quanto no dos últimos 12 meses (-0,5%), até setembro.

O órgão atribui o aumento em setembro ante igual mês de 2008 à retomada da atividade industrial. Em nota, o Operador diz que, "com sinais de elevação desde de julho de 2009, a carga de energia vem apresentando variação positiva em relação ao mês anterior, inclusive em setembro, com taxa mais acentuada, impulsionada pela retomada do crescimento da indústria".

No entanto, o ONS ressalta que "essas taxas de crescimento também são influenciadas pelo efeito sazonal que é acentuado nessa época do ano, principalmente no Subsistema Nordeste".

Ainda de acordo com a nota, "a taxa de crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior foi também influenciada pela ocorrência de temperaturas máximas, na maior parte do mês, superiores às observadas no mesmo período do ano anterior, contribuindo para melhor desempenho da carga".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;