Política Titulo Câmaras
Sessões voltam hoje, mas foco é eleição

Presidentes de Câmaras tentam impor regras para que trabalhos não sejam contaminados

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
05/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Presidentes das Câmaras do Grande ABC afirmam que terão de trabalhar para que os legislativos não diminuam ainda mais o ritmo de votações por conta da eleição de outubro, principalmente porque 20 vereadores vão figurar nas urnas em candidaturas para deputado federal e estadual.

Em Diadema, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), garante que haverá sanções a parlamentares que são postulantes a cargos eletivos que se atrasarem para sessões – os trabalhos começam às 14h das quintas-feiras. “Não vou tolerar nem com quem é do meu partido”, adianta. São candidatos na cidade Cida Ferreira (PMDB), Márcio da Farmácia (PV) e Ricardo Yoshio (PRB) a federal e José Antônio da Silva (PT) a estadual.

Maninho também diz que regras rígidas serão decretadas para servidores da Casa. “Vou baixar portaria nos próximos dias com normatização. Veto a propagandas de candidatos em carros oficiais será um dos itens. Se flagrar o veículo em campanha, vou recolher.”

Na Câmara de Santo André, que terá quatro candidatos, Donizeti Pereira (PV) estima haver intensificação de debates no plenário. “As sessões devem ser espaço para esquentar o clima. Então esperamos que não mude, inclusive no índice de presença dos vereadores”, afirma.

Durante os dois meses de eleição, a Casa ainda tem de discutir projeto de lei que autoriza criação de 33 cargos no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, tema que gera estremecimento no Legislativo da vizinha São Caetano. “Logo de cara levantou alvoroço negativo. Vereadores do próprio PT e da base têm bastante questionamentos”, lembra o verde. Em Santo André, serão postulantes Roberto Rautenberg (PTB) e Ailton Lima (Solidariedade) a federal e Evilásio Santana, o Bahia (DEM), e Almir Cicote (PSB) a estadual.

Em Ribeirão Pires, Edson Savietto, o Banha (PDT), espera por bom-senso de candidatos e funcionários da Câmara. “Todos os servidores e vereadores estão cientes de que é proibido fazer campanha em horário de expediente”, crê. “Não tem necessidade de avisar ninguém ou de mudar a rotina, todos estão cientes do que pode e o que não pode, acompanham os noticiários (sobre casos de figuras públicas que fazem campanha durante o expediente)”. Anderson Benevides (PSC) e Cleo Meira (PTN) tentarão vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa, respectivamente.

São Bernardo terá o maior número de candidatos em outubro: cinco. Pedirão votos Gilberto França (PMDB) e Rafael Demarchi (PSD) a federal e José Walter Tavares (PCdoB), Marcelo Lima (PPS) e José Alves da Silva, o Índio (PR), a estadual.

A concorrência por cadeira na Câmara Federal ainda terá os vereadores Alberto Betão Pereira Justino (PTdoB-Mauá), Jorge Salgado (Pros-São Caetano), Fábio Soares (PSD-São Caetano). Já para vagas na Assembleia Legislativa estão no páreo os parlamentares Ivan Stella (PSB-Mauá) e Cidão do Sindicato (Solidariedade-São Caetano). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;