Memória Titulo
A presença entre os trabalhadores

Médico e historiador, Octaviano Gaiarsa fez história em Santo André

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/08/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Julho de 2011 na história do Grande ABC ficará marcado como o mês do centenário de nascimento de Octaviano Armando Gaiarsa, médico e historiador de Santo André, com várias pesquisas e obras publicadas. Ele nasceu em 10 de julho de 1911, e foi a 41ª criança registrada no Cartório de Registro Civil de Santo André, este instalado também em 1911.

A biografia de Octaviano está sendo escrita pelo filho Ângelo Gaiarsa Neto. No relato de hoje, Ângelo fala da carreira médica do pai. Acrescentamos ao relato de Ângelo a atividade de médico exercida por Gaiarsa em vários sindicatos de trabalhadores. Foi com alegria que descobrimos a presença do Dr. Gaiarsa como médico no Sindicato dos Químicos do ABC. O também saudoso sindicalista Philadelpho Braz falava com carinho sobre o médico Gaiarsa como facultativo que foi do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André.

Dizia Philadelpho: "Quando cruzava com o Dr. Gaiarsa ele me cumprimentava, brincando, dizendo que eu havia sido o patrão dele". Citamos a presença do Dr. Gaiarsa como médico dos Químicos no livro sobre os 70 anos do sindicato (1938 - 2008). Livro que o querido Dr. Gaiarsa não pôde ver, pois faleceu em 2005.

O médico (Texto: Ângelo Gaiarsa Neto)

Dr. Octaviano iniciou sua vida escolar - então curso primário - no recém inaugurado I Grupo Escolar José Augusto de Azevedo Antunes, na Rua Senador Flaquer. A escola mudou de endereço - está no bairro Casa Branca - mas o prédio original, tombado pelo patrimônio histórico, resiste e o museu de Santo André ali estabelecido leva o nome de Octaviano Armando Gaiarsa desde 2005.

O curso ginasial ele fez no Liceu Coração de Jesus, nos Campos Elíseos, em São Paulo. Naquele tempo não existia curso ginasial em Santo André. Em São Paulo, estudou em regime de colégio interno. Deixou o Liceu em 1929, como bacharel em Ciências e Letras.

Formou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo em 1937. Exerceu a profissão como clínico geral (médico de família) em consultório próprio por mais de 30 anos, ininterruptamente; além do consultório, foi médico do Serviço Social da Prefeitura de Santo André entre 1952 e 1974.

Coincidentemente - pelo conhecimento das atividades de tecelagem de seu pai - foi médico contratado da empresa A. Têxtil - antiga tecelagem do Ipiranguinha (onde hoje se situa o Extra Supermercado).

Preocupado em atender aos menos favorecidos (nas décadas de 40 e 50 não existiam convênios) foi também por muitos anos médico do Círculo Operário de Santo André. Atendia os associados menos favorecidos com descontos substanciais - em parte subsidiados pelo Círculo.

Entendo hoje o porquê de o Dr. Octaviano não ter feito nenhum de seus filhos médicos. Ele tinha extrema dedicação à medicina, que exerceu como um sacerdócio. Por isso, pouco pode se dedicar à educação dos filhos, grande parte suprida pela sua segunda esposa, nossa querida dona Judith.

* DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 7 de agosto de 1981

Manchete - Dispensa voluntária também na Scania; da Volkswagen já saíram 1.500

Primeiro plano (Eduardo Camargo) - Desemprego, problema mais sério da região.

Indústria - Saab-Scania exporta ônibus do tipo B-111 para governo do Chile.

Nacional - Ministro Golbery do Couto e Silva deixa a Casa Civil da Presidência da República.

Música - Nara Leão estréia no Tuca - Teatro da Universidade Católica de São Paulo - com Romance Popular.

 

* EM 7 DE AGOSTO DE... 1971

- TV Gazeta grava em videotape o baile promovido pelo clube da Rhodia, com a presença da cantora Martinha e de Os Vips: promessa de exibição na semana seguinte.

- Apolo-15 conclui missão com êxito e desce no Oceano Pacífico.

 

Trabalhadores

Nasce em 7 de agosto: Sebastião C. da Silva, de Minas Gerais. Operário da Eletropaulo. Residia na Vila Santo Antonio, em Rio Grande (da Serra).

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

 

SANTOS DO DIA

Caetano, Sisto II e Companheiros, e Vítricio.

São Caetano de Thiene (1480 - 1547) fundou a Ordem dos Teatinos Regulares. É o padroeiro da cidade de São Caetano e ganhou livro escrito pelo jornalista Glenir Santarnecchi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;