Economia Titulo
Reajustes salariais são os melhores desde 1996, diz Dieese
Do Diário OnLine
17/08/2006 | 12:14
Compartilhar notícia


As negociações de reajuste salarial no primeiro semestre foram as melhores para os trabalhadores desde 1996, ano em que o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) começou a fazer a pesquisa.

Segundo a entidade, das 271 negociações salariais acompanhadas nos seis primeiros meses do ano, 82% tiveram reajuste superior à inflação medida pelo INPC (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e 14% iguais a esse indicador. Em relação ao mesmo período em 2005, houve um aumento de dez pontos percentuais nos acordos que conseguiram repor as perdas inflacionárias.

De acordo com o Dieese, essa melhora pode ser explicada pelas baixas e decrescentes taxas inflacionárias registradas neste ano. Além disso, os “esforços empreendidos pelo movimento sindical na busca de ganhos salariais, o crescimento da economia nacional, embora ainda insuficiente para suprir as necessidades que se colocam, tem colaborado para a realização de negociações vantajosas para os trabalhadores nos últimos três anos”, completa a entidade.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;