Setecidades Titulo
Carro com vítima e ladrão cai em rio em Sto.André
Leandro Calixto
Do Diário do Grande ABC
12/08/2005 | 07:55
Compartilhar notícia


Ao tentar vender sua picape F-1000 por meio de um anúncio na internet, o comerciante Reginaldo Agostine, 51 anos, por muito pouco não perdeu a vida. Quando quatro homens supostamente interessados na compra do veículo chegaram na residência de seu irmão, na Vila Guiomar, em Santo André, o comerciante foi feito refém. Em uma espetacular fuga, um dos assaltantes, o ex-PM Marcos Paulo Viana, levou o carro e também a vítima. Desde o Centro de Santo André, dois policiais perseguiram o assaltante que acabou perdendo o controle do carro e colidiu de frente com um muro. Com o impacto, o veículo atravessou o muro e caiu de uma altura de 8 metros, parando dentro de um córrego na avenida Adélia Chohfi, em São Matheus, São Paulo. Os dois ocupantes do carro sofreram várias escoriações.

"Para evitar este tipo de golpe, as pessoas precisam ter cautela na hora de vender um carro. É fundamental pegar o telefone do interessado na compra e depois checar endereço e outros dados importantes. Só a partir daí é que a pessoa pode informar seu endereço", explica a delegada do 5º DP (Distrito Policial) de Santo André, Vera Lúcia Pereira Araújo, responsável pelas investigações deste caso.

A polícia chegou aos assaltantes depois de receber ligação anônima de um vizinho da vítima, que estranhou a presença do grupo. Dois policiais só foram localizar o veículo próximo à rua das Monções, em Santo André. "Tentamos prender o cara ainda em Santo André. Mas ele saiu rápido e foi ultrapassando todos os sinais de trânsito. Na divisa com São Paulo, ele perdeu o controle do carro. Por pouco, os dois não morreram", relata o soldado. Os demais assaltantes, que estavam dirigindo um Chevette, fugiram.

O ex-PM foi expulso da corporação há mais de cinco anos por prática de estelionato. O acusado teve outras passagens pela polícia por furto e roubo. "Ele confessou que é integrante de uma quadrilha especializada em roubos de carro de São Paulo. Por meio dele, vamos chegar no restante da quadrilha", afirmou a delegada.

Assustado com o episódio, o irmão da vítima, o também comerciante Reinaldo Agostine, 54, estava na tarde de quinta-feira no 5º DP para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência. Ele confirmou que o irmão tem o hábito de realizar esse tipo de venda pela internet. "Nunca passamos por uma situação como essa. A gente pensa que nunca vai acontecer com a gente. Que sirva de lição", disse o irmão da vítima.

O comerciante ficou internado em observação quinta-feira, no Pronto-Socorro do Centro Hospitalar Municipal de Santo André. Ele sofreu várias escoriações e teve a coluna deslocada por causa do impacto da batida. Já o assaltante levou alguns pontos na cabeça e sofreu uma pequena fratura na mão.

Estatísticas – No balanço divulgado pela Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, houve queda de 5,61% nas ocorrências de furto e roubo de veículos em Santo André no primeiro semestre deste ano em comparação com os seis primeiros meses de 2004.

Já São Caetano e São Bernardo continuam apresentando um aumento substancial de roubos e furtos. São Caetano lidera a região com um crescimento de 44%, enquanto em São Bernardo houve 25% de aumento.

Como foi o caso

1 - Por volta das 8h de quinta-feira, quatro homens chegam à residência do irmão do comerciante Reginaldo Agostine, na Vila Guiomar, em Santo André, para comprar uma picape. A venda do carro havia sido anunciada pela internet.

2 - No local, os assaltantes pediram para dar uma volta com o veículo, na companhia do vendedor. Um dos ladrões, ex-policial militar, saiu com o comerciante e anunciou o assalto. Os dois estavam na picape e os outros três assaltantes seguiram em outra direção com o Chevette em que chegaram à casa.

3 - Um vizinho desconfiou da movimentação em frente da casa e ligou para a PM.

4 - Por volta das 9h, dois policiais encontraram a picape perto da rua Monções, ainda em Santo André. A partir daí, começou uma perseguição até o São Matheus, na zona Leste de São Paulo.

5 - Na avenida Chohfi, o assaltante bateu contra um muro. O veículo caiu no córrego, a cerca de oito metros de altura. Ladrão e refém sofreram escoriações e foram levados para o Centro Hospitalar de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;