Cultura & Lazer Titulo
Lyra de Mauá celebra boa fase
Mario Gioia
Da Redaçao
31/12/1999 | 14:14
Compartilhar notícia


A Corporaçao Musical Lyra de Mauá comemora os últimos resultados nos concursos em que participou em 1999. Eles devem garantir patrocínio para o grupo que dispoe de talentos eruditos locais com destaque no cenário nacional e, inclusive, internacional.

O grupo mantém negociaçoes avançadas com a montadora de automóveis Ford a fim de financiar seus custos mensais, um valor que nao atinge R$ 10 mil. No segundo semestre do ano passado, a empresa já tinha disponibilizado o transporte dos músicos do grupo para os festivais de Valença (RJ), onde foi campeao, e o estadual em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, onde ganhou o título.

Ao mesmo tempo, o trombonista Marim Alves Meira Júnior, 19 anos, parte na próxima terça-feira para a Austrália, país que lhe ofereceu uma bolsa de estudos para aperfeiçoamento musical.

Marim chegou em novembro deste ano às semifinais do 10º Prêmio Eldorado de Música, o mais tradicional concurso erudito do Brasil. Perdeu nesta fase para a excepcional pianista Karin Fernandes, 29 anos, música que ganhou o título, embolsou R$ 10 mil e garantiu a gravaçao de um CD com tiragem de 2,5 mil cópias.

Metais e percussao - A Corporaçao Musical tem uma banda marcial de aproximadamente 120 integrantes, com idades que variam dos 8 aos 33 anos. Cerca de 60% sao jovens, entre 10 e 14 anos, a maioria residente em Mauá. Moradores de Ribeirao Pires e Rio Grande da Serra também participam da banda.

A banda marcial agrupa instrumentos de metal (trombone, trumpete, tuba, fluguelhorn, bombardino) e percussao (tímpano, caixa), e tem se apresentado com um repertório eclético, como no último concerto, realizado no dia 19 de dezembro, na Igreja Matriz Imaculada Conceiçao, em Mauá.

Na ocasiao, cerca de mil pessoas assistiram a apresentaçao, que teve Jesus Cristo, de Roberto e Erasmo Carlos, West Side Story (1961), de Leonard Bernstein, e Ave Maria, de Johann Sebastian Bach (1865-1759), entre outras.

De acordo com o maestro-auxiliar da banda, Luciano Fontana dos Santos, o principal objetivo da instituiçao é oferecer formaçao teórica e prática em música para jovens que nao têm acesso a conservatórios privados.

"É uma oportunidade quase única para várias crianças, que ficam longe das ruas. Apesar de muitos músicos conseguirem se desenvolver bastante, como o Marim, a banda tem uma funçao social muito grande, nao tendo como única meta os prêmios", diz ele, que foi recrutado em uma escola estadual e mora no Jardim Ana. Neste mês, ele vai para Curitiba participar do Festival Internacional de Música, onde estudará regência.

Morador do Jardim Zaíra, Marim se destacou no último Prêmio Eldorado por tocar um repertório com uma composiçao do italiano Nino Rota (1911-1979), o célebre autor das trilhas dos filmes de Federico Fellini. Rota incorporou o som de bandas do interior do país com a tradiçao clássica das academias de música, fusao bastante adequada para a trajetória de Marim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;