Cultura & Lazer Titulo
Mês do documentário faz sucesso na França
Por Do Diário do Grande ABC
30/04/2000 | 17:15
Compartilhar notícia


O primeiro mês do filme documentário foi realizado com êxito em toda a França em abril, com trabalhos de 32 países exibidos em 200 instituiçoes.

Durante 30 dias, nos mais modestos colégios, bibliotecas universitárias ou municipais, em casas de cultura, museus e inclusive em alguns presídios, ou em prestigiados lugares como Biblioteca Pública de Informaçao do Centro Georges Pompidou, o Instituto do Mundo Arabe ou a famosa escola de cinema Femis, o cinema documentário atraiu público e suscitou debates apaixonados.

Mélies, Georges Franju, Jean Vigo, Louis Malle, Jean-Luc Godard, Bertrand Tavernier, Maurice Pialat, Agnès Varda, Alain Resnais, Marc Allegret, Luis Buñuel, Roberto Rossellini, Chantal Akerman ou Werner Herzog figuravam entre os cineastas famosos que passaram pelo documentário.

Também foram vistas obras de mestres do gênero como o holandês Joris Ivens ou seu compatriota Johan Van der Keuken, os franceses Jean Rouch, Chris Marker ou Raymond Depardon, os americanos Robert Flaherty (1884-51), verdadeiro

O festival foi organizado pela associaçao Imagens em Biblioteca, com o apoio de diversos órgaos como os Ministério de Cultura e Relaçoes Exteriores, o Ina (Instituto Nacional Audiovisual), o CNC (Centro Nacional do Cinema), a BPI do Centro Pompidou e pelo canal de televisao franco-alemao Arte, grande incentivador do documentário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;