Economia Titulo
Venda de imóveis usados está difícil
Por Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
10/02/2008 | 07:13
Compartilhar notícia


Vender imóvel usado não tem sido tarefa fácil no Estado de São Paulo. Concorrência com novos lançamentos, preço alto, pouca variedade e dificuldades para obtenção de financiamento fizeram com que o segmento crescesse apenas 0,64% em 2007, segundo levantamento do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo).

Considerando que em 2006 o setor fechou em queda de 5,62%, de acordo com dados da mesma entidade,conclui-se que o quadro atual é de estagnação do mercado de usados.

“Quem opta pelo imóvel usado consegue, no máximo, financiar 80% do valor total”, explica o presidente do Creci, José Augusto Viana Neto.

“Se você tem uma casa e resolve fazer uma garagem, mas não cadastra a obra no registro de imóveis, então essa casa não pode ser financiada, embora a obra tenha agregado valor a ela. Coisas assim ajudam a enfraquecer o mercado”, completou.

Estranho - A delegada regional do Creci, Edeli Maria Azzi Savioli, que é responsável pelo Grande ABC, disse que a situação da região é semelhante a do resto do Estado e que o mercado está “estranho”, pois tem funcionado de forma distorcida.

“Apesar de as vendas não estarem boas, os preços dos imóveis usados estão subindo e ninguém quer baixar. Não se trata de um problema econômico e sim de mercado. Há uma distorção que precisa ser corrigida”, comenta Edeli, que também é proprietária da imobiliária Girassol, de São Caetano.

Ela conta que 70% dos imóveis usados demoram mais de um ano para serem vendidos. “Alguns imóveis estão à venda desde 2003 porque o preço está alto. Temos um terreno de 10 m x 60 m, num bairro afastado, que o dono não vende por menos de R$ 1 milhão. O terreno, porém, não tem tamanho para construção de edifício e por isso as construtoras não têm interesse em comprá-lo”.

Outro problema é a falta de opção, já que uma casa pronta foi construída conforme o gosto do primeiro proprietário, o que desagrada muitos compradores, que não querem gastar com reforma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;