Economia Titulo Mercado imobiliário
Fintecht traz aluguel para negativados

Ferramenta inicia presença em Diadema e também atende trabalhadores informais

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
19/08/2021 | 00:31
Compartilhar notícia


A fintecht (startup de tecnologia financeira) Alpop, que oferece solução para o aluguel de imóveis para negativados e trabalhadores informais, iniciou operações em Diadema. O objetivo da empresa é também expandir para as demais cidades do Grande ABC.

Atualmente a plataforma está presente em 29 cidades, incluindo a Capital, e em outros sete Estados. Em Diadema, a parceria é com a Imobiliária Domínio Imóveis, localizada no Centro da cidade. A Alpop desenvolveu método de análise cadastral dos potenciais inquilinos, que não seriam aceitos em outros mecanismos de seguradoras imobiliárias, e consulta 22 variáveis a partir do CPF.

“É possível mapear se há possibilidade de arcar com as mensalidades por questões como perfil de consumo, e mesmo com a renda informal é possível estimar. Traz um olhar mais humano para essa pessoa que está negativada, que, afinal, são cerca de 63 milhões de pessoas hoje no Brasil (dados do Serasa)”, disse o CEO da Alpop Caio Belazzi.

A ferramenta não exige fiador, depósito caução ou comprovante de renda. Além disso, não consulta o banco de devedores com nome inscrito no Serasa.

A empresa foi fundada em Campinas, no Interior do Estado, e tem como principal foco famílias com até seis salários mínimos, ou seja, R$ 6.600. “Observamos uma ineficiência no mercado imobiliário com muitos imóveis vagos e pessoas com renda informal ou dívidas sem conseguir a aprovação”, destacou Belazzi.

Com a alta no número de trabalhadores informais desde o ano passado, por causa da pandemia de Covid-19, que também é um dos principais utilizadores da plataforma, a Alpop registrou crescimento de 430% na demanda por contratos entre janeiro e julho deste ano. “A nossa receita cresceu mais de 300%, e a nossa expectativa é dobrar o tamanho da empresa até o fim do ano. Percebemos um número maior de pessoas atuando como motoristas de aplicativo e até mesmo vigilantes e costureiras, que não tinham possibilidade de aluguel”, disse o CEO.

De acordo com Belazzi, a principal dívida do público é com o cartão de crédito, uma das modalidades com juros mais altos quando ocorre o atraso de faturas.

Ainda em caráter experimental, a fintecht tem programa que possibilita o aluguel do imóvel e, após 30 meses, permite inclusive a compra do imóvel locado, sem dar entrada. Mais informações sobre o cadastro de imobiliárias estão no https://www.alpop.com.br/. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;