Memória Titulo Memória
9 de julho. São Bernardo precisa cuidar deste monumento.

Na data maior do Estado de São Paulo, em outros tempos, hoje seria um dia de festas em torno do obelisco do soldado constitucionalista, mas até a placa anunciando o seu tombamento histórico necessita de cuidados

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/07/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


É um lindo obelisco, inaugurado por ocasião do cinquentenário da Revolução de 1932, em 9 de julho de 1982, no governo Tito Costa. Fica no bairro Pauliceia, na Praça Angelo Marin, entre as ruas Líbero Badaró e Belém, a poucos metros da Rua MMDC. Mas tudo parece estar abandonado.

Os gramados e jardins largados, a quadra de esportes ao léu, a placa com o nome do patrono caiada, impedindo a leitura até mesmo da data da inauguração. Fica claro que falta uma mínima manutenção.

Fiquemos na torcida. Passada a pandemia, outros 9 de julho virão. Lembrando que, em 2022, serão 90 anos da Revolução Constitucionalista. Quem sabe uma grande festa cívica seja feita junto ao obelisco da Pauliceia, convidando-se o prefeito Tito Costa e os descendentes dos soldados da cidade que lutaram para que São Paulo ganhasse a sua Constituição democrática.

1955

Em São Paulo, o mausoléu do Ibirapuera recebeu os despojos dos cinco primeiros mártires da Revolução de 32 em 9 de julho de 1955. Homenageados: Mario Martins de Almeida, Euclydes Bueno Miragaia, Drausio Marcondes de Souza, Antonio Américo Camargo Andrade e Paulo Viriginio, o sertanejo da cidade de Cunha morto ao se recusar a trair as tropas da Lei.

1956

Em 9 de julho de 1956, novos despojos chegaram ao mausoléu do Ibirapuera: general Isidoro Dias Lopes, cabo José Benedito Salinas e os combatentes César Pina Ramos, Álvaro dos Santos Mattos e Fernão Sales.

E assim sucedeu-se pelos anos afora.

REFERÊNCIA MAIOR

O obelisco do Ibirapuera possui 72 metros de altura, projeto de Galileo Emendabili. Começou a ser construído em 1947, ficando totalmente pronto em 1970. Restos mortais de mais de 700 ex-combatentes estão ali depositados. Entre os quais o de Guilherme de Almeida, o “Poeta da Revolução”.

E O GRANDE ABC?

A região teve participação ativa na Revolução Paulista de 1932, inclusive com a montagem de um banco de sangue na sede da Sociedade Italiana, na Rua Marechal Deodoro. Uma história que mereceria ser reconstruída, a exemplo do obelisco da Pauliceia e do monumento aos pracinhas locais da Segunda Guerra, localizado na Avenida Senador Vergueiro e igualmente menosprezado.

Diário há meio século

Sexta-feira, 9 de julho de 1971 – ano 13, edição 1582

Destaque – Arquiteto Eurico João Salviatti, funcionário da Prefeitura de São Bernardo, foi o vencedor do concurso nacional de arquitetura para a Casa Edgar Santos – Centro Cultural da Universidade Federal da Bahia.

Sua equipe: arquiteto Adilson Costa Macedo, desenhista Mauro Camillo e Kunio Hanayama.

Em 9 de julho de...

1901 – Do correspondente do Estadão na Estação Rio Grande (da Serra): “Há dias se acha em São Paulo tratando de sua saúde Albino G. Moreira, terceiro juiz de paz de Ribeirão Pires”.

1921 – Das agências: o trem que faz o trajeto Amsterdam-Paris descarrilou. Consta que há oito mortos e numerosos feridos.

1976 – A prefeita de Rio Grande da Serra, Irineia Midolli, sancionou lei criando duas novas linhas de ônibus, as primeiras de caráter urbano a servirem a cidade, interligando o Centro aos bairros, sempre passando pela estação ferroviária.

Presidente Geisel inaugura a Fiat, em Minas Gerais.

1991 – Protesto contra a falta de água, luz e esgoto reúne 300 pessoas da favela Santa Luzia, em Diadema.

Cetesb decreta estado e atenção em São Caetano.

2016 – Falece o advogado andreense Ademir Spadafora.

Hoje

Dia do Soldado Constitucionalista, na data magna do Estado de São Paulo.

Santos do Dia

Madre Paulina (1865-1942): religiosa ítalo-brasileira.

Agostinho Zhao Rong: santo chinês e 119 companheiros mártires

Nicolau Pick: santo holandês.

Everilda: santa saxã do século VII

VERÔNICA GIULIANA (1660-1727). Freira e mística italiana capuchinha

Municípios Brasileiros

Boa Vista, Capital de Roraima, fundada em 9 de julho de 1890.

Água Boa (Mato Grosso); Altaneira (Ceará); Cabo de Santo Agostinho e Glória do Goitá (Pernambuco); Corumbá de Goiás (Goiás); Farias Brito (Ceará); Fátima do Sul (Mato Grosso do Sul); Fontoura Xavier e Paraí (Rio Grande do Sul); Gentio de Ouro, Jussiape e Uauá (Bahia); Junqueiro (Alagoas); e Palmeira do Piauí e Palmeirais (Piauí). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;