Memória Titulo Coluna
O agitado ano de 1934

Formam-se partidos. Aplaude-se a nova Constituição. Organiza-se uma grande festa cívica na Vila de São Bernardo, com a participação da juventude, inclusive a feminina

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/11/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


A novidade do PIM. Greves e conquistas.

Votam 2.705 eleitores.

111 - Em 1934, organizavam-se e reorganizavam-se partidos políticos no Brasil, e na região. Políticos da ala do prefeito Saladino tentavam ressuscitar o Partido Republicano Paulista de São Bernardo, que detivera o poder durante a Velha República.

112 –  Opositores municipais criavam o PIM – Partido Independente Municipal. Da sua plataforma: criar concurso público para a admissão do funcionalismo; não ter ligação com os partidos ora existentes no País.

113 – Nascia o Partido Constitucionalista. Representava o próprio poder dominante – dos correligionários nomeados.

114 – Mais à esquerda, partidos como o da Lavoura e o Socialista, com poucos adeptos. O proletariado, à margem do processo político partidário, lutava com muitas dificuldades para conquistas trabalhistas mínimas nas fábricas.

115 – Muitas greves são registradas. Em 1934 a greve mais comentada foi a dos marceneiros, que durou mais de um mês e foi vitoriosa: provocou o surgimento de várias cooperativas de trabalhadores.

116 – Houve uma eleição local, a 8 de julho de 1934, não para eleger vereadores e prefeito, mesmo que indiretamente, mas para cumprir determinação da Secretaria-Geral do Partido Constitucionalista, sediada em São Paulo. O vencedor representaria o Município de São Bernardo perante o PC.

117 – Duas falanges – para usar termo da época – se apresentavam. Uma da situação, outra da oposição, representada pelo PIM, que à última hora desiste de concorrer, alegando a possibilidade de fraude.

118 – Os partidários do prefeito Felício Laurito, da ‘Chapa Única por São Paulo’, saem vencedores. Passam a controlar o PC. Laurito continuava prefeito, governando sem Câmara Municipal.

119 – Veio a Constituição de 1934, promulgada em 16 de julho de 1934, com a grande festa cívica na Vila de São Bernardo. A região vai às urnas em 14 de outubro para apontar os novos deputados federais e estaduais paulistas. Mas nada de eleições municipais.

120 – Em 1934 a região pertencia à 14ª Zona Eleitoral e foi dividida em 16 seções, que receberam 2.705 eleitores.

Diário há meio século

Sexta-feira, 27 de novembro de 1970 – ano 13, edição 1395

Manchete – Deputado falha, sorte do INPS. O deputado Armando Prieto (Arena-RS) falha nas conclusões de inquérito sobre irregularidades da Previdência Social, prejudicando as investigações.

A denúncia maior era contra o serviço médico-hospitalar do INPS.

Cotidiano – O morador José Pezzoti (Rua Ingá, 377, em São Caetano) anuncia a descoberta de um pombo-correio apanhado pelo filho mais velho no galho mais alto da sua jabuticabeira. 

Futebol – Palestra, de São Bernardo, desiste de competir na Taça Cidade de São Bernardo. Motivo: em greve, os jogadores inscritos se negaram a jogar.

O Rei – Pelé é aguardado hoje (27 de novembro de 1970) em Santo André para participar da inauguração da agência do Banco Industrial de Campina Grande, na Rua Gertrudes de Lima, 70.

Futebol de Salão – Casa Lando e Canarinhos decidem hoje (27 de novembro de 1970) o V Campeonato Popular, no ginásio do Primeiro de Maio.


Em 27 de novembro de...

1920 – Com os donativos recebidos ultimamente, a comissão executiva das obras da nova igreja matriz de Santo André anuncia a retomada dos trabalhos de construção da futura Catedral do Carmo.

Tem estado em Ribeirão Pires, onde foi negociante por muitos anos, o Sr. Antonio Pereira de Figueiredo, atualmente estabelecido em Penápolis, Interior do Estado.

1955 – Pela Segunda Divisão de Profissionais, o Corinthians de Santo André vai a Sorocaba e é goleado pelo são Bento por 4 a 0. Jogou com Zaluar, Juvenal e Orlando; Chicão, Irineu e Zito; Iberci, Rino, Rubens, Waldemar e Zilmar.

Hoje

- Dia Nacional do Combate ao Câncer

- Dia do Técnico de Segurança do Trabalho

Municípios paulistas

- Tabapuã (1919)

- Vargem Grande Paulista (de 1981)

Santos do dia

- Mártires japoneses de Nagasaki, leigos pertencentes à família real de Firando, decapitados em 1619 e beatificados em 1867. 

- Santos – Acário, Bililde, Facundo e Primitivo, Galgo, João (bispo de Ravena), Máximo, Sechnall, Severino (religiso francês), Sifredo, Tiago e Valeriano.

- Beatos – Ângelo Sinísio, Apolinário e Bernardino de Fossa.

- Nossa Senhora das Graças. Virgem Maria da Medalha Milagrosa. Invocação relacionada a duas aparições da virgem a Santa Catarina Labouré, noviça das Irmãs da Caridade, em Paris, no século XIX.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;