Setecidades Titulo USP é vice líder
UFABC é a 114ª em ranking internacional de universidades

Editoria inglesa avaliou 410 universidades no mundo

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
25/11/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


A editoria inglesa QS (Quacquarelli Symonds) divulgou o Regional Ranking Latin America 2021, que avalia o desempenho de 410 universidades mais prestigiadas no continente. Na região, a UFABC (Universidade Federal do ABC) foi a única incluída na lista e se destacou pela avaliação do corpo docente, com a nota máxima (100).

A UFABC subiu duas posições entre universidades nacionais na comparação com a edição de 2020, alcançando o 32º lugar. No geral, subiu quatro colocação e ocupa a 114ª posição. No Brasil, 94 universidades aparecem no levantamento, sendo a maioria instituições públicas, como a USP (Universidade de São Paulo), que aparece na segunda posição, e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em quinto. Em primeiro ficou a Pontifícia Universidade Católica do Chile.

O assessor de relações internacionais da UFABC, Dalmo Mandelli, avalia que, independentemente de avançar ou regredir no ranking, todos os pontos são avaliados individualmente e debatidos. “Conseguimos nota boa pelo corpo docente, pois nossos professores são doutores na área que lecionam. Além disso, a produção significativa de artigos pela faculdades também foi motivo de reconhecimento, também somos universidade que tem número alto de parceria com instituições internacionais”, detalha. 

O ranking utilizou indicadores-chave como reputação acadêmica, reputação do empregador e proporção de alunos por docentes. Também considerou conjunto de métricas de desempenho adaptados para a região, incluindo o impacto e a produtividade da pesquisa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;