Política Titulo Cronograma
Sto.André republica edital de nova OS da saúde

Documento registra outra data de abertura de envelopes, estendendo em quase dois meses

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
22/08/2020 | 00:10
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André republicou edital do processo de seleção para contratação de nova OS (Organização Social) de saúde da Prefeitura de Santo André, em possível substituição à FUABC (Fundação do ABC). O documento, retificado pela pasta dirigida por Márcio Chaves (PSD), registra reprogramação da data de abertura dos envelopes, estendendo o prazo em quase dois meses. Passa de 27 de agosto para 19 de outubro, às vésperas da eleição. O certame trata de gerenciamento e operação dos serviços à rede municipal do setor.

O governo andreense fixou contrato emergencial com a FUABC pelo prazo de seis meses, contabilizados a partir de julho. O vínculo se encerra no fim de dezembro, tendo dois meses para desfecho. O Paço, que estima despender valor de R$ 348 milhões nos primeiros 12 meses, escolheu abrir chamamento público, sob critério de melhor proposta financeira.

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) recomendou isonomia no processo, mesmo que seja em concorrência simplificada, de modo que haja impessoalidade e transparência na condução do novo vínculo. O órgão julgou irregular o último acordo direto firmado pela Prefeitura, então gerida por Carlos Grana (PT), assinado em julho de 2015 – vigência de cinco anos. O acórdão foi publicado em outubro. No texto, os conselheiros deram “severa” orientação para que o município adotasse “providências imediatas objetivando sanar as impropriedades constatadas”.

A FUABC mantém convênios na cidade desde meados de 1980. “É assente na doutrina e na jurisprudência desta Corte que a contratação de OS deve ser precedida de convocação pública (…) Não se presta o argumento de que por ser uma fundação constituída também pelo município de Santo André não existiria a necessidade de promover disputa entre eventuais pretendentes”, diz trecho da decisão do TCE.

A gestão tucana alegou que realizou alterações de modo a atender questionamentos recebidos, além de ter identificado necessidade de ajuste dos planos de trabalho e de metas. Sobre o novo calendário, frisou que o período é superior ao prazo estabelecido para abertura dos envelopes. “Desta forma, entendemos que não há qualquer possibilidade de interferência na vigência do instrumento contratual em questão.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;