Setecidades Titulo Coluna
A velha igreja. O coreto. O jardim...

Álbum familiar da família Ritucci focaliza São Bernardo na primeira metade do século XX. Nesta página as atenções se voltam para o Largo da Matriz, uma das duas primeiras praças da cidade

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/08/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


O Grande ABC rural urbanizou-se muito lentamente, a partir do traçado da sede da Freguesia de São Bernardo, que data do início do século XIX. Era preciso encontrar um ponto para a construção da primeira igreja matriz. Projetou-se, numa grande reta, um novo ramal do Caminho do Mar. E foram desenhados os primeiros quarteirões.

Nasciam – pouco mais de dois séculos atrás, da data referencial 1812 – a futura Rua Marechal Deodoro e suas primeiras transversais, que seriam denominadas, décadas depois, ruas Rio Branco, Padre Lustosa, Dr. Flaquer, Newton Prado, Municipal, Tenente Sales, Américo Brasiliense e Silva Jardim.

Duas praças foram projetadas, o Largo do Governo (atual Praça Lauro Gomes, onde o alferes Francisco Martins Bonilha construiu seu casarão de taipa, obra da mão de obra escrava) e o Largo da Matriz.

A taipa de mão (ou pau a pique) preponderava: largas e rústicas paredes de barro misturado a varas de mato onde às vezes se punham areia e cal. As primeiras olarias dos tijolões, hoje peças de museu ou de colecionadores, seriam criadas no fim do século XIX.

AL 

Olaria do alemão Adolfo Lucks – Situava-se no início da Rua Olavo Gonçalves, esquina com a Rua Jurubatuba, em São Bernardo. Tamanho do exemplar: 27 x 12,5 x 6,5 cm.

Adolfo Lucks vendeu sua grande área para João Domingues Tavares, que deu início ao planejamento de um loteamento – Vila Tavares –, mas, depois, o vendeu para Manoel Gonçalves, que trocou o nome do loteamento para Vila Gonçalves.

Pesquisa e coleção: Vicente e Elexina D’Angelo.

Diário há meio século

Sábado, 22 de agosto de 1970 – ano 13, edição 1315

Manchete – Uruguai e Argentina, aliança contra o terror 

São Bernardo – O prefeito Aldino Pinotti foi agredido pelo diretor do Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz, professor Geraldo Rodrigues Montenor. A ocorrência foi durante a recepção aos artistas de rádio e TV que vinham se apresentar na Praça Lauro Gomes, nos festejos de aniversário da cidade.

– Prefeito nenhum entra no meu ginásio – teria dito o diretor.

Pinotti retrucou. O diretor deu dois socos, que atingiram o primeiro suplente à Câmara, Ruy Ferreira Iacoponi. O prefeito saiu ileso.

O agressor foi contido e encaminhado à delegacia de polícia, sendo autuado.

Futebol – Em partida válida pelo certame amador de Ribeirão Pires, o União Lira Serrano, de Paranapiacaba, venceu o Santa Luzia por 3 a 0.

Em 22 de agosto de...

1915 – Futebol em Santo André: AA São Bernardo 1, Brasil FC local 4.

Em São Bernardo, é realizada mais uma festa em louvor ao padroeiro.

1955 – Fundada a Casa da Esperança, em Santo André.

Santos do dia

- Filipe Benício (Itália 1233-1285). Professor e diretor-geral da Ordem dos Sevitas

Hoje

- Dia Mundial do Folclore. No Brasil a data foi oficializada em 1965 pelo Congresso Nacional

- Dia do Supervisor Educacional

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 22 de agosto:

- Araraquara, Arco-Íris, Brodowski, Inúbia Paulista e Taquaral




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;