Setecidades Titulo
Miniaturas de ônibus serão expostas em terminais da EMTU
Por Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
29/11/2003 | 19:56
Compartilhar notícia


Quinze anos após a inauguração do corredor metropolitano São Mateus-Jabaquara, que passa pelos municípios de Santo André, São Bernardo e Diadema, cinco terminais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) são presenteados com uma exposição itinerante de 11 miniaturas de ônibus inspirados em toda a frota utilizada pela empresa. O autor da façanha é o desenhista Fábio Marques Moura Santos, 23 anos, de Santo André – ele próprio usuário do trólebus e testemunha da construção do corredor metrolitano.

Morador da rua Oratório, entre o Parque Novo Oratório e Parque das Nações, Fávio tinha 8 anos na época da inauguração da pista. “Prestava atenção em cada detalhe dos ônibus. Meu passatempo era desenhá-los”, conta.

A exposição faz parte da programação Arte nos Terminais, criada pela EMTU. Trata-se de um espaço que pretende incentivar trabalhos amadores. Até o dia 5, as miniaturas podem ser vistas no Terminal Jabaquara, dispostas numa maquete com a identificação de cada um dos modelos copiados por Fábio.

De 6 até 12 de dezembro, a maquete estará no Terminal Diadema; de 13 a 19, ficará exposta no Terminal São Bernardo; do dia 20 até 5 de janeiro, poderá ser visto no Terminal Santo André; por último, até 13 de janeiro, ficará no Terminal São Mateus.

Fábio, que trabalha num escritório de arquitetura, conta que a confecção de cada miniatura levou 15 dias. “Como trabalho, fazia os ônibus à noite ou nos fins de semana”, afirma. Segundo ele, para ser fiel a cada um dos diferentes modelos, foram necessárias muitas fotografias enviadas pela própria EMTU.

Entre as réplicas, está o novo modelo Low Entry, da Mercedez Bems, com motor híbrido (movido à diesel e eletricidade) da empresa Eletra, também de São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;