Política Titulo SÃO CAETANO
Pinheiro cogita nomes da Segurança para vice

Chances de Quesada e Castropil aumentam porque pesquisas indicam o setor como prioridade pelos munícipes

Por Vinicius Gorczeski
Do Diário do Grande ABC
30/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Paulo Pinheiro (PMDB), que conseguiu aval da Justiça nesta semana para comandar o diretório partidário em São Caetano, tem agora outra questão a resolver: seu vice na chapa majoritária, assunto que não comenta. Com pesquisas em São Caetano destacando a Segurança como importante para munícipes, o coronel reformado José Quesada Farina e o capitão Robinson Castropil foram alçados ao primeiro plano dessa disputa.

Terão a seu favor o tema, que será usado como principal estratégia da cúpula peemedebista no embate com a pré-candidata indicada pelo Paço a prefeita, Regina Maura Zetone (PTB), segundo lideranças do PMDB. Assim, Quesada, que ingressou na sigla em 2011, tem chances elevadas. E já avisa que está à disposição.

"A Segurança Pública vai falar alto nessas eleições. Há 32 anos atuo na cidade e já fiz planos a respeito", assegura Quesada, presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) da cidade, do qual irá se licenciar em maio para concorrer - como vereador ou vice.

A indicação de interessados ligados ao meio policial esbarra no desejo do partido em abrir a chapa majoritária a outras agremiações, o que já esquenta a disputa pela vice. "Tenho conversado com vários partidos que, se colocarem um nome, abrirei mão (do cargo) na hora", sustentou o articulador político de Pinheiro, Moacir Guirão. Isso porque o ex-diretor de Transportes da Prefeituraa especula que poderia assumir a vaga caso o projeto inicial de chapa mista não se concretize.

O PMDB tem como meta surpreender na escolha do vice, dizem fontes. Prometem guardar o nome a sete chaves até junho, período de convenções partidárias. Sobre as possibilidades entre as opções hoje na praça, Guirão diz que o anúncio dependerá, em partes, de pesquisas, que já correm pela cidade há semanas.

Se a garimpagem por indicados de fora do PMDB falhar, Pinheiro acabará em dilema. Porque as opções em alta cota hoje no partido são também pré-candidatos à vereança. E tirá-los da briga proporcional enfraqueceria chances de emplacar integrantes na Câmara.

São os casos de José Roberto Espíndola Xavier, ligado à Saúde, e Lúcia Dal'mas, oriunda da Educação - nomes cotados além de Quesada e Castropil. É nesse quarteto peemedebista que a cúpula aposta para conquistar cadeira no Legislativo. Se isso ocorrer, ficará nas mãos da juventude do PMDB, menos experiente, o legado de angariar votos para as chapas majoritária e proporcional.

Ainda corre por fora pela indicação para ser vice a mulher de Xavier, a professora Sônia Maria Franco Xavier.

De fora do PMDB também existem nomes para formar a dobrada com Paulo Pinheiro, como a presidente do PTN local, Eliana Volpate. Diretora da Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano), a trabalhista alimenta sonho da vice com base em diálogos que manteve com o PMDB - PMN e PTN são, até agora, os aliados do pré-candidato.

"Gostei muito da ideia, porque simpatizo muito com o Paulo", discorreu. "A priori, me convidaram (para ser vice) e aceitei. Só vai depender da convenção, pois podem surgir outros nomes." Com as opções, a disputa promete ser quente até junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;