Internacional Titulo
Energia e conflitos armados no encontro da CEI em Yalta
Do Diário do Grande ABC
16/08/2000 | 10:22
Compartilhar notícia


Em torno do gás, do petróleo e dos conflitos armados, girarao os encontros bilaterais entre os presidentes dos países da Comunidade de Estados Independentes (CEI) durante a reuniao de cúpula prevista para sexta-feira e sábado em Yalta (Sul da Ucrânia).

Assim, o presidente russo Vladimir Putin e seu colega ucraniano Leonid Kuchma discutirao o delicado tema dos 1,5 bilhao de dólares que a Ucrânia deve à Rússia em conceito de gás.

Kuchma pode propor a Putin diversos meios para pagar a dívida, entre eles a venda ou concessao de uma parte dos gasodutos ucranianos à Rússia, que exporta mais de 120 bilhoes de metros cúbicos por ano através do território da Ucrânia.

O transporte do petróleo do mar Cáspio será também um dos temas de discussao depois da descoberta, em maio passado, de um importante campo petrolífero na regiao.

Vários países da CEI, especialmente Rússia, Geórgia e Azerbaijao, podem disputar o lucrativo privilégio de transportar o petróleo procedente dessa jazida, onde se supoe a existência de pelo menos 7 bilhoes de toneladas (cerca de 50 bilhoes de barris).

No plano político, os presidentes dos Estados do Cáucaso, o azerbaijano Heydar Aliev e o georgiano Eduard Shevardnadze, aproveitarao para melhorar suas relaçoes com Moscou, muito tensas desde o início da ofensiva russa na Chechênia no dia 1º de outubro do ano passado.

Também na agenda do encontro, figura a situaçao na Asia Central, onde os combates entre islamitas procedentes do Tadjiquistao e forças governamentais uzbeques e quirguizes já causaram dezenas de mortos e feridos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;