Setecidades Titulo Saúde
Oficina de bordado quebra tabus sobre Aids em debate com idosos

Conteúdo visa esclarecer dúvidas; encontro é o primeiro na região

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
04/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Em cima de cada mesa, a frase impressa “Aqui sentou uma pessoa com Aids” causou dúvidas nos cerca de 20 idosos que participaram da oficina (A)bordando HIV, ontem, realizada pela Cia Vivendo Nossa Arte e promovida pelo Sesc de São Caetano. Pela primeira vez, uma unidade da região recebeu a ação, que teve oficina de bordado em peneiras com o tema de forma educativa e lúdica, além de lembrar o Dia Mundial de Combate à Aids (1º).  

O objetivo é quebrar os possíveis preconceitos que existem a partir de atividades com técnicas de bordado temático, com frases e figuras que fizeram os idosos refletirem. Mas a ação teve ainda conversa sobre a vivência dos soropositivos, saúde sexual e a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. 

Para a artesã e uma das responsáveis pela oficina Amanda Cassanji, a intenção é avaliar a percepção e o compoetamento dos idosos com relação à doença por meio das atividades. “Quando eles (idosos) viram a mensagem na mesa, causou uma impressão de receio. Mas depois tiraram suas dúvidas e conversaram mais sobre o assunto”, conta. 

O aposentado Antônio Chinarelli, 79 anos, o único homem na oficina, declara que já fez outros cursos de bordado e “não me importo com isso”. Sobre o tema, avalia que foi diferente, mas gostou. “Sobre esse assunto sempre temos uma noção do que se trata, mas nunca falamos muito”, confessa. 

Para a colega de oficina Ercília da Silva, 80, os esclarecimentos foram importantes, principalmente por causa do preconceito e do tabu que ainda cercam a doença. “Precisamos sempre aprender, e ainda me impressiona que exista preconceito sobre isso. Esse tema, assim como muitos outros, poderiam ser mais abordados, é de extrema importância”, declara. 

Já a também aposentada Arlete Najar, 66, comenta que, além do debate sobre a doença, o bordado em peneiras chamou sua atenção. “Foi um misto de coisas novas, como o bordado feito desse jeito (na peneira) e as informações”, comenta. 

A ação integra os demais projetos do Sesc São Paulo, que realiza até o dia 8 o projeto especial Contato, que envolve série de ações que visam a promoção da saúde sexual e a prevenção das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), entre elas o HIV/Aids, por meio de bate-papos, oficinas, exibições, espetáculos e performances, entre outras atividades, em 34 unidades da Capital, Interior e Litoral. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;