Política Titulo Trâmite
Câmara aprova avanço do impeachment de Atila
Junior Carvalho
20/02/2019 | 06:14
Compartilhar notícia


A Câmara de Mauá aprovou, na sessão de ontem, por 21 votos a dois, prosseguimento de um dos pedidos de impeachment do prefeito Atila Jacomussi (PSB), que deixou o presídio na sexta-feira e retornou ao cargo anteontem 66 dias fora do posto.

Pai do prefeito, o vereador Admir Jacomussi (PRP), e o governista Ricardinho da Enfermagem (PTB) foram os únicos a votarem contra o andamento das investigações.

Em sessão conturbada e com debates acalorados, os parlamentares aprovaram parecer de uma das comissões, que opinou pelo prosseguimento da denúncia protocolada por Davidson Rodrigues de Souza. Ele acusa o prefeito de cometer crime de responsabilidade ao deixar vago o cargo por permanecer afastado da cadeira por mais de duas semanas sem pedir aval do Legislativo.

A defesa do prefeito, por sua vez, alegou que não há vacância porque a prisão de Atila foi alheia à sua vontade e que a LOM (Lei Orgânica Municipal) não prevê a necessidade de pedir licença do cargo em decorrência de detenção. Além disso, os advogados do prefeito contestaram o fato de o parecer não ser conclusivo, segundo eles. Como mostrou o Diário, o documento da comissão contesta vários pontos da denúncia, mas transferiu para o plenário a decisão final sobre o prosseguimento ou não do processo. “Parece absurda essa decisão”, criticou o advogado Leandro Petrin.

A partir da aprovação de ontem, inicia-se processo de instrução. Agora, a mesma comissão começa a investigar na prática os fatos narrados na denúncia, ouvindo testemunhas e a própria defesa do prefeito. Ao todo, a contar da aceitação da denúncia, o processo pode durar até três meses. Ou seja, a novela pode se estender até meados de abril.

Ainda há outro pedido de cassação de Atila tramitando na casa, protocolado por integrantes do PT mauaense, que acusa o prefeito de quebra de decoro pelos fatos narrados pela Polícia Federal. A instituição acusa o socialista, no âmbito da Operação Trato Feito, de receber propina de prestadoras de serviços da Prefeitura.

Ontem, Atila entregou sua defesa à comissão que analisa essa segunda denúncia. No documento, o prefeito pede que seja anulada a votação do dia 16, que aprovou a peça protocolada por petistas. Segundo a defesa do prefeito, o vereador Marcelo Oliveira (PT) deveria ser impedido de votar porque “não só possui interesse direto na denúncia como também está diretamente envolvido na condução da acusação”.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;